Sábado, 20 de Abril de 2024

Capacidade do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu duplicou após entrega de obras

2020-03-01 às 14:54
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu / Cataratas. Foz do Iguaçu, 10/05/2019 – Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O ministro Tarcísio de Freitas também assinou ordem de serviço para a ampliação da pista, o que permitirá voos diretos para América Central e Estados Unidos

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entregou nesta sexta-feira (28/2) as obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas/PR. Freitas também assinou a ordem de serviço para o início das obras de ampliação da pista em 600 metros, o que permitirá o pouso de aeronaves maiores e voos diretos para a América Central e Estados Unidos. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, participaram da cerimônia.

Com o fim dos trabalhos, que receberam investimento de R$ 42,4 milhões, a capacidade duplicou, passando de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano. Foz do Iguaçu é segundo destino brasileiro mais procurado pelos turistas internacionais. A ampliação do aeroporto, administrado pela Infraero, é uma demanda antiga. O investimento na modernização vai valorizar o ativo público, que será concedido no leilão da 6ª rodada, previsto para o final do ano.

“A primeira fase do aeroporto está pronta. As obras no Ministério da Infraestrutura começam e terminam. Foi assim com a BR-163 parada, tem sido assim em todos os empreendimentos que temos inaugurado Brasil afora”, afirmou o ministro. Este ano estão previstas 52 entregas de obras e mais de 40 leilões de infraestrutura. Freitas destacou a parceria com o governo do Paraná, com a bancada federal do estado e com Itaipu Binacional para promover investimentos, como a obra da segunda ponte internacional, ligando o Brasil ao Paraguai.

Melhorias
Dentre as melhorias implementadas no aeroporto estão mudanças na área de check-in, nova sala de embarque para voos domésticos e internacionais, expansão dos espaços destinados às áreas comerciais, além de novos banheiros, escada rolante e carrosséis de bagagens. O terminal também ganhou dois novos elevadores e quatro novas pontes de embarque, que vão melhorar a fluidez na circulação dos passageiros que embarcam ou desembarcam em Foz.

Sem escalas
Além das obras no terminal de passageiros, o pátio de estacionamento de aeronaves está sendo ampliado. A empreitada vai garantir mais quatro posições de estacionamento de aeronaves comerciais, aumentando a capacidade em 57%. Juntamente com as obras de drenagem, que foram concluídas em novembro de 2019, as intervenções manterão os melhores níveis de segurança na circulação das aeronaves.

A pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Cataratas foi recapeada e também será ampliada em 600 metros, o que proporcionará um incremento das cidades atendidas sem escalas a partir de Foz, com a possibilidade de voos para a América Central e Estados Unidos. O valor do contrato é de R$ 53,9 milhões, e os recursos são oriundos de um termo de convênio firmado entre a Itaipu e a Infraero, que contribuirão com 80% e 20%, respectivamente.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Infraestrutura. Foto: Agência Estadual de Notícias.