Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Nova ponte que liga Brasil e Paraguai vai gerar mais integração e segurança, afirma Ratinho Júnior

2020-03-01 às 16:13
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, junto com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, vistoria nesta sexta-feira (28) as obras de construção da Ponte da Integração Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu. O Governo do Paraná é o gestor da obra, que é financiada pela hidrelétrica binacional. O investimento é de R$ 456 milhões. Os trabalhos iniciaram em agosto e a previsão é que esteja concluído em até três anos. Foz do Iguaçu, 28/02/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu, está com obras avançadas e à frente do cronograma inicialmente previsto, com 13% de taxa de conclusão. O balanço foi feito nesta sexta-feira (28) pelo consórcio responsável pela construção do complexo durante visita técnica do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna.

O governador enfatizou que a obra é complexa e importante, e que ajudará a consolidar o Paraná como hub logístico da América do Sul. “É um projeto que está em discussão há mais de 25 anos e que tiramos do papel em tempo recorde”, afirmou Ratinho Junior.

Benefícios
O governador citou uma série de benefícios que resultam dessa nova ligação entre os dois países. Além da maior integração, destacou a ampliação da fiscalização em relação a produtos contrabandeados com o funcionamento de mais uma aduana e também de segurança para as pessoas que vão usar a ligação. “Somos responsáveis pela gestão dessa obra, que só traz pontos positivos, representando uma equação de ganha-ganha. Um sistema de fronteira mais organizado ajuda a combater a violência e o crime”, disse.

Andamento
A segunda ponte está sendo construída sobre o rio Paraná, na região do bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu. No lado paraguaio, a obra vai alcançar o município de Presidente Franco, vizinho de Cidade de Leste, onde está a Ponte Internacional da Amizade. O ministro Tarcísio de Freitas destacou que os trabalhos estão dentro do cronograma. “Com a concretagem dos blocos, já podemos ver o coração da obra bater. Está andando tudo muito bem. O que se perdeu de tempo, ganhamos agora com o aprendizado que estamos tendo aqui”, disse ele. “O que está planejado, será executado.”

A obra, iniciada em agosto de 2019, tinha previsão de entrega de 36 meses, mas será concluída em 28 meses, contando a partir de março deste ano.

Foto e informações da Agência Estadual de Notícias.