Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Receita Federal espera 69 mil declarações de contribuintes em Ponta Grossa

2020-03-02 às 15:14

Começou nesta segunda-feira (02) o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. “A estimativa para a cidade de Ponta Grossa é que a gente receba em torno de 69 mil declarações. Já pra a jurisdição da delegacia de Ponta Grossa, que abrange 64 municípios, são esperadas 219 mil declarações”, explica o delegado da Receita Federal, Demétrius Soares.

De acordo com o delegado, historicamente, cerca de 3% a 4% das declarações são entregues em atraso. “Ao entregar e atraso o declarante está sujeito a uma multa, que é de 1% ao mês sobre o imposto devido, sendo limitada a 20%. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74”, complementa.

O prazo para a entrega das declarações vai até às 23h59 do dia 30 de abril. Entre as principais mudanças, estão a antecipação no cronograma de restituição, cujo pagamento começará no fim de maio e terminará no fim de setembro e o fim da dedução da contribuição para a Previdência Social dos trabalhadores domésticos.

Para aqueles que farão a declaração sem ajuda de um profissional, Demetrius dá uma dica: “cuidado ao colocarem um dependente. Pois não só as deduções são somadas, mas a renda também. Façam simulações para ver qual fica mais vantajoso”.

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda no computador está disponível para download desde o dia 20 na página da Receita na internet. Quem optar por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, poderá baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda nas lojas Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional iOS.