Sexta-feira, 29 de Março de 2024

PG deve ter 240 mil eleitores aptos a votar até outubro; Prazo para solicitar o título vai até o dia 06 maio

2020-03-03 às 17:13

Em 2020, os ponta-grossenses devem comparecer às urnas para eleger o novo prefeito e vereadores da cidade. As eleições acontecem apenas no dia 4 de outubro, mas é preciso se preparar desde já. A população tem até o dia 06 de maio para solicitar a primeira via do título de eleitor no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O documento é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos. Até esse prazo também é possível solicitar a transferência do título de eleitor ou alterar o local de votação. De acordo com o TRE – Ponta Grossa, o município possui 238.660 mil pessoas aptas a votar nas próximas eleições e até o dia 06 de maio são esperados mais de 2 mil cadastros.

Evite filas

Para evitar filas, é possível agendar o atendimento através do link agendar atendimento. O agendamento não é obrigatório, mas é uma praticidade para o eleitor que pode escolher o dia e o horário de sua preferência. 

Programe-se

Para realizar o cadastramento biométrico e tirar o título de eleitor pela primeira vez basta comparecer ao TRE com um documento com foto, comprovante de residência original e, para os maiores de 18 anos do sexo masculino, certificado de quitação com o serviço militar. 

e-título

Para quem já possui o título de eleitor, o aplicativo e-Título oferece acesso rápido e fácil a todas as informações cadastradas na Justiça Eleitoral. No app é possível consultar dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Ele está disponível para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. 

Eleições 2020

O primeiro turno das eleições 2020 acontece no dia 4 de outubro, se houver segundo turno, os eleitores voltam às urnas no dia 25 de outubro. Neste ano, serão eleitos representantes para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereadores do município. A participação é obrigatória para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos.

TRE – Ponta Grossa

O TRE – Ponta Grossa fica na Rua Saint Hilaire, 187 – Oficinas. O horário de atendimento à população é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Mais informações pelo telefone (42) 3224-3779.