Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Católicos iniciam ensaios para encenações da ‘Paixão de Cristo’; Conheça a programação em PG

2020-03-06 às 17:21

A Paixão de Cristo é um dos momentos mais importantes para os católicos. Ela representa os últimos momentos da vida de Jesus, desde a Última Ceia até sua morte na cruz. E vários grupos de Ponta Grossa já iniciaram os ensaios para suas encenações. “Ainda estamos bem no início dos ensaios, que acontecem sábado e domingo a tarde por causa dos compromissos de todo mundo”, explica Thiago Henrique Oliveira, um dos organizadores da encenação da Paróquia São Pedro.

Thiago ainda conta que cerca de 80 pessoas estão envolvidas, entre atores e ajudantes. “A maioria são pessoas da comunidade, que frequentam a paróquia. Mas qualquer um que queira participar é só vir conversar com a gente que será bem recebido”, complementa. A encenação acontece no salão da igreja, no Sabará, no dia 10 de abril, às 20h.

Outra paróquia que está se preparando é a Nossa Senhora de Fátima. “Ano passado tivemos um público de mais de 6 mil pessoas na encenação e pretendemos repetir o feito esse ano”, conta Renan Bianco, coordenador da encenação. A apresentação é feita totalmente ao vivo e conta com cerca de 100 atores. “Tem algumas que usam o som dublado, a nossa é feita ao vivo, com os atores falando na hora”, explica Renan.

A encenação acontece em frente à paróquia, na Vila Cipa, no dia 10 de abril, às 19h30. Após o espetáculo os espectadores receberão uma benção especial do bispo Dom Sergio.

A tradicional encenação do Grupo Passio Christi também acontecerá dia 10 de abril, às 20h, no Parque Ambiental. ” Serão 40 cenas, onde encenaremos desde o nascimento até a morte e ressurreição de Jesus”, conta Fábio Antônio Ferreira, diretor da peça. Ele ainda lembra que o grupo possui a aprovação da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura através do programa PROMIFIC.

Para quem quer ver a Paixão de Cristo sob outro olhar pode conferir a apresentação do Estúdio de Dança Alan Oliveira. “Ela é baseada no filme estrelado por Mel Gibson, desde a trilha sonoro como a sequência das cenas. E é totalmente dançado, sem nenhuma fala”, explica Alan Oliveira, criador do espetáculo.

Alan conta que este ano serão incluídas cenas extras e que terá uma surpresa para o público. “Teremos quatro cenas novas e uma surpresa no final, mas ainda é segredo”, complementa. A apresentação acontecerá nos dias 02 e 03 de maio, no Cine Teatro Ópera. A entrada pode ser adquirida no próprio estúdio de dança ou com os bailarinos, pelo valor de R$ 20.

Fotos cedidas pelos entrevistados