Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Entenda por que PG é exceção enquanto Paraná sofre com epidemia de dengue

2020-03-06 às 16:40

Moradores devem ser responsáveis e manter residências livres de focos do mosquito

Por Matheus Fanchin

O boletim da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do estado do Paraná confirma a epidemia no estado. O último levantamento aponta 44.441 casos confirmados da e mais 113.488 casos notificados.

Porém, em Ponta Grossa não há registros de dengue até o presente momento. E muito disso deve-se a presença constante dos agentes de endemia, juntamente com a saúde da família que diariamente realizam ações por toda a cidade.

Visitas diárias são uma grande ajuda no combate contra a dengue

Seguindo um cronograma baseado na localização das UBS (Unidade Básica de Saúde) de cada bairro, os agentes de endemia fazem visitas diárias durante o ano todo em residências de Ponta Grossa. Tais visitas consistem em adentrar a residência e verificar se existem focos do mosquito Aedes Aegypti. Lembrando que o mosquito transmite além da dengue, chikungunya e zika, doenças estas que podem gerar outras complicações como microcefalia e guillain barré.

O principal foco que pode gerar uma larva e depois um mosquito é a água parada, por isso os agentes orientam e fazem a limpeza caso encontrem garrafas, copos, vazos e pneus com água parada. Os agentes ainda reforçam que piscinas que estejam cheias, mas que não recebem manutenção e limpeza há algum tempo também servem como criadouros do mosquito.

Caso sejam encontradas larvas, os agentes realizam a coleta e encaminham para exames que vão detectar se trata-se ou não de um possível foco da dengue.

Pontos estratégicos recebem visitas a cada 15 dias

Os agentes de endemia ainda realizam ações quinzenais nos chamados pontos estratégicos, onde o risco de infestação é maior como por exemplo, borracharias e cemitérios.  

Cidadãos são os principais responsáveis pela limpeza da cidade

Os agentes de endemia reforçam ainda que os principais responsáveis pelo cuidado e higienização das residências e pontos estratégicos são os próprios residentes e funcionários dos pontos, uma vez que os mesmos passam a maior parte do tempo nestes locais e podem fazer mais do que os agentes.

Secretário adjunto enaltece trabalho dos órgãos de saúde de PG

“Ponta Grossa consegue se manter com números baixos quando se refere a dengue, isso se dá pelo trabalho desenvolvido pela Fundação de Saúde, através da Atenção Primária e Zoonoses.  As nossas equipes, compostas por Agentes Comunitários de Saúde, trabalham diariamente, passando pelos bairros e pelos pontos estratégicos, orientando e fiscalizando, mas é necessário que não apenas o poder público faça sua parte, é importante que a população tenha consciência e faça o check list de água parada dentro da sua própria residência. Nossa intenção é manter a cidade com os melhores resultados, por isso a dedicação e cuidado de todos em se manter em alerta”, destaca o secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco.

Imagem: Reprodução