Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Mulher D’Ponta: 80% dos servidores municipais de PG são mulheres

2020-03-06 às 17:06

No mês da mulher, o Portal D’Ponta News produzirá uma série de reportagens que mostram a importância da mulher na sociedade, as conquistas, os desafios enfrentados no dia a dia, além de conhecer histórias de mulheres que lutaram e hoje servem de inspiração para muita gente. A série ‘Mulher D’Ponta‘ contará com quatro matérias que serão publicadas às sextas-feiras do mês de março.

Para começar a entender o papel da mulher na sociedade, é importante avaliar o mercado de trabalho. A Prefeitura de Ponta Grossa conta com 9 mil colaboradores, destes, 7.250 são do sexo feminino. Isso significa que aproximadamente 80% dos servidores municipais são mulheres.

Além deste número expressivo de funcionárias que trabalham para a Prefeitura, é importante salientar que elas [mulheres] ocupam também cargos importantes de liderança no município. Na pasta da saúde, Ângela Pompeu representa o gênero feminino. Assim como Esméria Savelli na Educação, Danielle de Mattos na presidência da Afepon, Simone Kaminski na secretaria de Políticas Públicas Sociais e Elizabeth Schmidt, que se tornou a primeira vice-prefeita de Ponta Grossa.

Para Ângela Pompeu, a mulher tem o papel da transformação. “Eu vejo a mulher com o poder de transformar. A mulher tem uma força gigante, desde o nascimento de um filho, até na luta do dia a dia. Não desmerecendo os homens, a mulher tem uma responsabilidade nata, eu fico muito feliz em saber que 80% dos servidores são mulheres. O meu batalhão maior são de enfermeiras e sei que são guerreiras e lutadoras. Este dia especial é para curtir. Nós nos preocupamos tanto com todos, que este dia é para pensar em si”, disse.

Para Elizabeth Schmidt, vice-prefeita de Ponta Grossa, a mulher vive o ápice de conquistas . “Nós estamos galgando espaços e tendo portas e estradas abertas por pessoas corajosas. Hoje as mulheres estão colhendo o que há muito tempo atrás foi plantado. A história nos mostra e nos conta. Hoje, nós temos dezenas de juízas, reitoras, delegadas e na prefeitura não é diferente. Contudo, não temos só o que comemorar. Este empoderamento da mulher faz com que aconteça violência doméstica, porque confronta diretamente com a ideologia machista, resultando em agressões”, disse.

“Devemos permanecer fortes sempre, porque ser mulher é ser mais forte que os olhos podem ver, este poder está dentro de cada uma de nós, de ser mãe, tia, madrinha, médica, advogada, política. É ser capaz de ser uma profissional com competência. Somos guerreiras por natureza e devemos abrir caminhos para novas gerações”, analisa Schmidt. “Tenho dito que Domingo é dia do homem … homenagear a mulher. [risos]”, finaliza.

Esméria Saveli, secretária de Educação, ressaltou o papel da mulher na educação. “A Educação municipal é composta por mulheres, em sua imensa maioria. É uma das principais funções sociais onde elas têm a oportunidade de mostrar o seu melhor, desenvolvendo as suas habilidades e imprimindo a sua luta por um mundo mais justo. Ser uma mulher educadora é ser a base da sociedade, duas vezes. Parabéns a todas as mulheres e a todas aquelas que trabalham pela Educação, em especial”.