Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Anabolizantes em PG: D’Ponta News desvenda a compra no mercado paralelo; Veja a conversa completa

2020-03-09 às 16:56

Quando o assunto é qualidade de vida, exercícios físicos são os mais procurados para quem busca um corpo saudável. Porém, nos corredores de uma academia, não é difícil encontrar aqueles que querem acelerar o processo com o uso de drogas ilegais. Os anabolizantes, embora proibidos, são comuns no meio de quem faz malhação.

De acordo com o educador físico Anderson Roberto, de Castro, o uso deste tipo de droga causa efeitos colaterais graves para a saúde. “Muitas pessoas buscam estas alternativas no ‘mercado paralelo’ para acelerar o processo de criação de músculos. O efeito é temporário e o usuário fica muito agressivo, com insônia, mau humor, além de prejudicar o eixo do corpo”, disse. “Normalmente quem vende faz academia e oferece para os alunos”, ressalta.

A equipe de reportagem do portal D’Ponta News conseguiu o contato de um vendedor de anabolizantes. Através de um aplicativo de mensagens, nosso repórter – que se identificou com outro nome – buscou informações sobre o produto.

A princípio, o vendedor pediu uma identificação para nosso repórter. Após ganhar a confiança do vendedor, o jornalista do D’Ponta News solicitou uma “ajuda” para ganhar massa muscular de uma forma mais rápida. Logo, o homem ofereceu o Dianabol injetável, no valor de R$180. Veja a conversa abaixo.

A DROGA E SEUS EFEITOS

O Dianabol injetável é um esteroide conhecido pelo aumento rápido da massa muscular em um curto período de tempo. Ainda segundo o educador físico Anderson Roberto, existem vários tipos de anabolizantes, tanto em pílula, como injetáveis. “Os mais utilizados são injetáveis pelo fato de ter um resultado melhor. Não aconselho o uso de anabolizantes pelos efeitos colaterais, pode causar várias doenças e isso futuramente afetar sua vida pessoal”, finaliza

David (nome fictício) é amante de exercícios físicos e usa Dianabol para obter um resultado acelerado. O rapaz, de 27 anos, contou em uma entrevista exclusiva ao Portal D’Ponta News o porquê de utilizar a droga como aliada na busca do corpo ideal. “Eu comecei a malhar há uns quatro anos e senti muita dificuldade em ganhar massa muscular e criar músculos. Eu estava na academia, quando um rapaz me ofereceu. Procuro não usar com tanta frequência porque sinto uma mudança muito grande no meu humor”, relata.

A psicóloga Adriana Machado Gomes alia a necessidade de utilizar drogas anabolizantes com a baixa autoestima. “Cada caso é um caso. De uma maneira geral, o uso deste tipo produto pode ser vindouro de um problema de autoestima, uma insatisfação com o corpo. Em muitos casos acredita-se que se conseguir mudar rapidamente a aparência física haverá uma aceitação maior na sociedade. A busca de um padrão de beleza de forma rápida. Não há problemas de idealizar um objetivo, desde que seja com um acompanhamento médico e de forma natural e saudável”, diz a especialista.

VENDER É CRIME

De acordo com o delegado da Polícia Civil Mauricio Souza da Luz a maioria dos produtos vêm do Paraguai. “Todo medicamento comercializado que não tem a regulamentação da Anvisa é ilegal. Existe um controle nas rodovias pela Polícia Rodoviária Federal porque grande parte deste material acaba vindo do país vizinho. Por ser um produto que vem de fora, até a mesmo a Polícia Federal acaba fiscalizando”, afirma.

“Neste tipo de situação é muito difícil que a vítima faça a denúncia, até mesmo pela empolgação. É importante que os familiares entrem em contato com a Polícia e denunciem, até mesmo pela saúde de quem utiliza. A identidade é preservada e as denúncias podem ser feitas pelo whatsapp da Polícia Civil de Ponta Grossa, que é o (42) 9 9827-9684”, conclui o delegado.

O crime de comércio ilegal de anabolizantes é previsto no artigo 273 do Código Penal e o responsável pode responder por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, com a pena de 10 a 15 anos de reclusão, além de multa.