Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Novidade: Vagas do EstaR agora podem ser ativadas sem o uso do celular; Saiba como

2020-03-13 às 15:24

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), divulgou na manhã de hoje (13) as informações relacionadas ao processo de implantação do Estar Digital no município. Entre as medidas apresentadas durante o evento, a AMTT ressaltou a evolução das funcionalidades do sistema, que agora dispensa a utilização do celular ou do aplicativo para a validação das vagas do Estar. Outra situação apresentada pela AMTT é ampliação da rede Pague Fácil, que deve credenciar mais 20 estabelecimentos comerciais nas próximas semanas. Com isso, a população passará a contar com cerca de 170 empresas habilitadas para realizar a validação de vagas, venda de créditos e a regularização de notificações do Estar. 

“A ampliação das opções relacionadas ao sistema tem sido um dos objetivos da AMTT, que apostou na tecnologia para otimizar a utilização da vagas de estacionamento rotativo e a fiscalização do sistema, além de garantir a diminuição da emissão de papel – e seus prejuízos para o meio ambiente- , através da extinção dos blocos físicos do Estar e da digitalização do processo, que atualmente dispensa o uso de celular, aplicativo ou internet por parte do usuário, sendo necessário apenas a realização de um cadastro diretamente na AMTT. Feito esse procedimento, é possível habilitar a validação automática dos estacionamento pelos agentes ou em qualquer um dos pontos credenciados”, aponta o Presidente da AMTT, Roberto Pellissari. 

De acordo com o coordenador geral do Departamento de Trânsito da AMTT, João Rodrigo Pontes, a implantação do Estar Digital previa essa alteração na estrutura do sistema desde o ínicio. A expectativa agora é concluir a expansão dos pontos credenciados nos próximos meses e reforçar as ações de fiscalização mediante o uso da tecnologia, democratizando ainda mais a utilização das vagas e garantindo que o Estar beneficie o maior número de motoristas possível. “O principal motivo do Estar é permitir que as pessoas que circulam no Município tenham espaço para estacionar em regiões de grande fluxo. Por isso, é muito importante que haja consciência dessa intenção, tornando a fiscalização uma ferramenta importante para a democratização das vagas e a digitalização tem contribuído para que esse trabalho seja mais preciso e eficiente”, declara Pontes. 

Otimização do sistema
Entre as medida implantadas recentemente pela AMTT com o intuito de otimizar o sistema do Estar estão a tolerância de 5 minutos para todos os usuários das vagas rotativas e a validação automática de estacionamento. 

Tolerância de 5 minutos

Ao verificar o veículo estacionado sem validação, é feita a marcação da placa do automóvel no sistema e dado início à contagem dos cinco minutos de tolerância pelo agente. Somente após a expiração do período previsto e a confirmação de não acionamento da vaga será feita a notificação ou a validação automática para os usuários que optarem por essa opção previamente.

Validação automática 

A validação automática é uma opção que já está disponível para usuários com e sem aplicativo instalado no Município. Para sua utilização, é necessário possuir cadastro na AMTT e a concessão de autorização prévia mediante assinatura de um termo na sede do órgão, através do aplicativo ou internet.

Concluído o processo de autorização, o agente da AMTT poderá, após os cinco minutos de tolerância, validar a vaga por meia hora, utilizando, em um primeiro momento, os bônus que o usuário possuir no aplicativo. Caso o cidadão cadastrado não possua bônus, o desconto automático é feito com base nos créditos do usuário. Essa ação poderá ser repetida pelo agente até a conclusão do período máximo de duas horas de permanência na mesma vaga conforme previsto na legislação vigente.

O usuário poderá permitir ou não o desconto a qualquer momento através dos procedimentos disponibilizados pela AMTT.

Diferença entre bônus e créditos

Os bônus são concedidos após o pagamento de notificações dentro do período de até 72 horas, conforme previsto na legislação do Estar. Eles condizem à metade do valor da notificação, que hoje é de 20 reais, e só podem ser utilizados para a validação das vagas de estacionamento.

Os créditos são adquiridos pelo usuário mediante pagamento em dinheiro ou cartão de crédito/débito e podem ser utilizados para estacionamento e regularização de notificações.

A lista completa com os locais já credenciados do sistema Pague Fácil – Estar Digital – está disponível no site da AMTT  no link https://amtt.pontagrossa.pr.gov.br/estar-digital-confira-os-pontos-de-venda-credenciados-no-municipio/

da Assessoria