Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Prefeitura anuncia medidas de combate ao Coronavírus e contratação emergencial de 30 médicos

2020-03-13 às 18:49

            A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), reuniu a imprensa local para passar informações sobre os casos suspeitos de coronavírus no município de Ponta Grossa. Na ocasião também foi repassado que a partir de segunda-feira (16) todas as pessoas que tenham dúvida, sobre a doença, poderão entrar em contato via central telefônica, 24 horas por dia, uma equipe ficará à disposição para orientar a população, através de 3220-1019.

            A implantação foi necessária devido ao aumento de casos suspeitos nos últimos dias. “A medida mais importante neste momento é não ter pânico, a Fundação está investido recursos humanos, fazendo adequações nas Unidades Básicas de Saúde e também em toda a rede. Não acreditar em fakes news, procurar as estruturas de saúde corretas, fará a diferença neste momento”, destaca o secretário adjunto de saúde, Rodrigo Manjabosco.

            Até que se inicie a atendimento pela central, a população poderá procurar orientações através do 192 (Samu) e 136 (Ministério de Saúde). “Esses canais são essenciais para ter informações reais, para que os pacientes não procurem o local errado ou acabe se expondo em ambientes hospitalares com outros tipos de doenças”, completa Manjabosco.

            Além da central telefônica, a Prefeitura iniciou o trabalho com uma equipe de monitoramento diário dos casos, onde profissionais de diversas áreas farão parte e tomarão as medidas necessárias em cada situação pontual. “Essa equipe está atualizando o plano de contingência emergencial, documento que estipula as ações de enfrentamento da doença em cada setor de saúde, seja rede básica ou de urgência e emergência”, explica a coordenadora de vigilância epidemiológica, Caroliny Stocco.

            O plano de contingência tem como base três estágios relacionados aos casos da doença. “O nosso documento oficial levará em consideração a primeiro estágio (Atenção), quando tem casos suspeitos, o segundo estágio (Ameaça), quando o caso suspeito é positivado e o terceiro estágio (Execução), quando o suspeito positivado passa a transmitir a doença. Em cada um dos estágios existe um fluxo de ações de atendimento à população, as equipes estão recebendo as orientações para melhorar o fluxo com casos suspeitos”, detalha Caroliny.

            Durante a coletiva de imprensa também foram passadas informações sobre a contratação de novos médicos em caráter emergencial, com dispensa de licitação. O trâmite passará a ser realizado na próxima semana. Todos os novos profissionais deverão atuar nas UBS do município.

Cancelamento de eventos

            A partir de hoje os eventos públicos da Prefeitura estão suspensos temporariamente. “É um momento delicado que estamos vivendo, quanto menos atividades, com grande circulação de pessoas, tiver, mais eficaz se tornam as medidas que estão sendo tomadas”, diz o prefeito, Marcelo Rangel.

Casos em Ponta Grossa

De acordo com a coordenação de vigilância epidemiológica o município conta hoje, até às 16h, com: seis casos descartados, 15 casos suspeitos e 39 pessoas monitoradas pela Epidemiologia (caso suspeito + contatos domiciliares ou próximos).

Assista a transmissão completa da coletiva feita pela D’Ponta News.

Posted by D'Ponta News on Friday, March 13, 2020

Acesse www.dpontanews.com.br/coronavirus e saiba as últimas notícias sobre o Covid-19 em Ponta Grossa e região.