Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Símbolo de uma era de Ponta Grossa, ‘Memorial do Ponto Azul’ deve passar por mudanças

2020-03-17 às 11:07

Criado na década de 1950, na Praça Barão do Rio Branco, o Ponto Azul foi um tradicional ponto de encontro e zona boêmia da cidade de Ponta Grossa, tendo já servido também como local de embarque e desembarque dos ônibus do transporte coletivo. No início, a disposição do espaço abrigava uma construção com dois pavimentos, onde também havia lanchonetes, bomboniére, engraxataria, entre outros serviços.

Com o crescimento da cidade, foi necessário transferir os pontos de ônibus para as praças Barão de Guaraúna e Barão do Rio Branco. Com isso, aos poucos, o Ponto Azul foi perdendo destaque, até que, na década de 1970, o local foi demolido, permanecendo apenas no imaginário popular.

No ano de 2004, no mesmo lugar do original, foi inaugurado o ‘Memorial Ponto Azul’, que conta com uma espécie de painel que retrata a identidade do local na década de 1950, resgatando lembranças dos bons momentos vividos ali.

Mudanças

Recentemente, o memorial passou por obras de pintura externa, e agora há a possibilidade de ser utilizado por órgãos vinculados ao município. Com o vencimento, em fevereiro, do contrato da empresa que explorava o espaço, o memorial será desocupado e poderá ser utilizado em novos projetos. “No caso dessa área, o contrato finalizou e o Departamento de Patrimônio deve analisar as condições do local e estuda futuros projetos, porém nada concreto ainda”, informa a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Por Matheus Fanchin/Com informações: Prefeitura Municipal de PG/Imagem:Brol.com