Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Eleições 2020 | Aliel Machado: “Sou o único candidato que tem experiência de como buscar recursos em Brasília”

2020-03-18 às 11:44

O portal D’Ponta News entrevista os principais pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para uma série de reportagens que busca apresentar os ideais e planos das figuras que devem disputar o pleito em outubro deste ano.

O primeiro pré-candidato entrevistado foi o empresário Marcio Pauliki (SD), que falou sobre diversos assuntos da política e fez uma revelação sobre os problemas de saúde que está enfrentando. Para ler a notícia, clique aqui.

Leia também

Ponta Grossa tem 21 pré-candidatos à Prefeitura Municipal; Conheça os nomes
Ponta Grossa tem 21 pré-candidatos à Prefeitura Municipal; Conheça os nomes

Desta vez, o entrevistado da série é o deputado federal Aliel Machado (PSB). O parlamentar é um dos principais nomes da disputa eleitoral de 2020. Deputado federal pelo segundo mandato, Aliel já foi vereador e presidente da Câmara Municipal entre 2013 e 2014. Nas últimas eleições municipais, ele participou da corrida pela Prefeitura de Ponta Grossa. Chegou a ir ao segundo turno com Marcelo Rangel (PSDB) e perdeu a disputa com 44,62% dos votos válidos, o que representa 79.008 eleitores.

Aliel recebeu a equipe de reportagem do D’Ponta News em seu escritório regional, localizado na região do bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa. O pré-candidato avaliou o cenário político municipal e expôs o seu posicionamento sobre a Ponta Grossa dos próximos anos.

O deputado federal começou a entrevista analisando a última disputa eleitoral do município. Na visão dele, a política é algo “muito dinâmico” e não pode ser feita apenas em véspera de eleição. “Acho que é uma consequência de todo um trabalho realizado. É natural que o meu nome e a discussões aconteçam, visto que eu represento um grande partido político e fui candidato nas últimas eleições”, avalia.

Aliel observa ainda que o seu projeto para a cidade foi escolhido por 44% da população nas eleições passadas. “O projeto que apresentamos para a cidade, já denunciando o problema das finanças, o problema de estabelecer prioridades, a questão de gestão, foi aprovado por mais de 44% da população. Ou seja: quase a metade da população escolheu o nosso projeto para a cidade. É natural que, neste momento pré-eleitoral, as pessoas lembrem do nosso nome, da nossa trajetória, do nosso trabalho, dos serviços já prestados à população”, explica.

TODO PREFEITO PRECISA DE UM VICE

Para lançar uma candidatura, é necessário alinhar os ideais com uma personalidade que ocupe o cargo de vice da chapa. Aliel afirma que, no caso dele, isso ainda não está fechado, e que, antes de escolher um nome, é preciso ter um projeto. “Esse projeto é feito pelas mãos de muitas pessoas. Elas conquistam os seus espaços a partir da sua contribuição com esse trabalho. Então, a política é uma mistura de liderança por voto, de liderança que as pessoas exercem perante a sociedade com o trabalho técnico e de gestão. Nós temos muitos amigos e estamos conversando com várias lideranças partidárias. Essa é uma discussão para ser feita lá na frente”, relata.

Veja vídeo do parlamentar falando sobre o assunto na íntegra:

JOCELITO: OU ELE, OU EU!

Recentemente, em uma entrevista exclusiva ao portal D’Ponta News, Aliel Machado afirmou que tem uma estreita relação política e de amizade com o comunicador Jocelito Canto (Podemos). Ao ser indagado, o parlamentar afirma que a tendência é que haja uma união em prol do município. “O Jocelito e eu não concordamos com algumas ações da atual gestão do poder executivo. Nós temos críticas construtivas, relacionadas ao trabalho da atual gestão. Como nós compactuamos da mesma ideia, é natural que tenhamos uma proximidade para fazer as discussões que envolvem a cidade. O Jocelito, assim como eu, colocou o nome como pré-candidato. Ele vai tentar viabilizar juridicamente, porque hoje ainda não tem essa possibilidade, e também está fazendo as suas articulações políticas”, conta.

Aliel menciona ainda que já se reuniu com Jocelito e que a “tendência” é haver uma união entre os dois. “Estive reunido com ele. Conversamos, e eu disse que era importante para a cidade. Quanto mais candidatos, mais a cidade ganha. Eu, por exemplo, se não tivesse sido candidato na última eleição, não teríamos um segundo turno, e isso é ruim para a cidade. Com muito respeito que eu tenho pelo Jocelito, é natural que ali na frente ele esteja junto conosco neste projeto ou nós estejamos junto com ele, e que se torne uma coisa mais forte e maior. Hoje a tendência é nós estarmos juntos, e eu não teria problema nenhum em apoiar o Jocelito”, garante.

Veja na íntegra:

E BRASÍLIA, COMO FICA?

Supondo uma vitória nas urnas em outubro, Aliel teria que abdicar do cargo de deputado federal em 2021 para assumir o executivo municipal. Hoje, o parlamentar é o único representante de Ponta Grossa em Brasília, depois que Sandro Alex (PSD) aceitou o convite de Ratinho Junior (PSD) para assumir a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Ao ser questionado sobre o assunto, Aliel diz que a sua experiência como parlamentar pode representar uma vantagem.

“Quem sabe essa seja uma das minhas maiores forças, porque Brasília é muito importante, e eu sou o único candidato da cidade que tem experiência de como buscar os recursos necessários lá em Brasília. A minha experiência como deputado federal faz com que eu saiba os caminhos, que eu tenha os contatos necessários para poder colaborar com a cidade enquanto prefeito. Não basta ter esse caminho se quem está na Prefeitura não tem bons projetos, se quem está na Prefeitura pensa primeiro no partido do que na cidade”, aponta. “De outro ponto, o outro deputado eleito não foi para a Secretaria porque foi eleito secretário. Ele tomou uma decisão pessoal, então cabe a ele entender isso e voltar a ser deputado”, critica.

Na visão do pré-candidato, aqueles que o criticam por cogitar trocar o cargo de deputado pelo de prefeito agem desse modo por uma questão de “politicagem”. “Quero lembrar as pessoas que muito me atacam por esse motivo, por questões de politicagem, que o atual prefeito de Ponta Grossa, para ser prefeito, deixou de ser deputado. O Jocelito, quando foi prefeito, era deputado. Péricles também era deputado e deixou o cargo para ser prefeito. Como eles não têm o que falar da minha pessoa, existem burburinhos políticos que utilizam isso. Acho que estão errando o caminho, porque essa é uma das minhas maiores forças”, complementa.

Veja na íntegra:

GOVERNO DO ESTADO
Sobre o alinhamento político com o Governo do Estado do Paraná, Aliel diz que não é oposição a Ratinho Junior. “Eu não tenho ligações porque não sou deputado estadual e não tenho ninguém nomeado no governo. Não faço troca de favores”, explica.

Veja na íntegra:

NOVO NOME NA POLÍTICA

Nos bastidores da política, surge com muita força o nome do juiz federal Antônio César Bochenek como possível pré-candidato. Aliel avalia como seria a pré-candidatura do magistrado. “Bochenek não é da política partidária, mas já faz política há bastante tempo. Ele gosta disso, e é uma pessoa que eu respeito. Se ele for o candidato do Sandro e do Marcelo, ele é o candidato da continuidade. A população vai decidir se quer continuar, se está tudo bem com o governo ou se é preciso ter mudança e discutir a cidade com outro ponto de vista. Nós precisamos de mais progresso”, analisa.

BANDEIRA

Caso seja eleito prefeito de Ponta Grossa, Aliel diz que a sua maior bandeira será cuidar da situação econômica da Prefeitura. “Não precisamos inventar coisas mirabolantes. Precisamos fazer funcionar bem o que já existe”, adianta.

Veja na íntegra:

Assim como Marcio Pauliki, Aliel Machado deixou um recado para os ponta-grossenses. Assista:

Assista à entrevista na íntegra:

Texto e imagens de Igor Rosa