Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Eleições 2020: Carambeí tem sete pré-candidatos para a Prefeitura Municipal

2020-03-18 às 15:12

Por Igor Rosa

Faltando menos de sete meses para as eleições municipais, a movimentação nos bastidores da política segue a todo vapor. Até o momento, a cidade de Carambeí conta com sete pré-candidatos que devem disputar o cargo de prefeito em outubro.

Veja como está o cenário político em Carambeí.

Osmar Rickli é ex-prefeito de Carambeí. Em 2016 participou das eleições municipais para a Prefeitura Municipal porém ficou em terceiro lugar, com pouco mais de 1.800 votos. O empresário é um dos principais nomes que devem disputar as eleições

Elisângela Pedroso é ex-vereadora de Carambeí e também disputou as eleições municipais em 2016, deixando a reeleição para o legislativo e angariando o cargo de executivo da cidade. Na época, Elisângela ficou em segundo lugar com aproximadamente  3.600 votos, perdendo somente para Osmar Blum, atual prefeito de Carambeí.

Márcio Taques é chefe de gabinete da atual gestão municipal e, possivelmente, o candidato que terá o apoio de Osmar Blum para dar continuidade no trabalho feito nos últimos oito anos. Além de Blum, Márcio deve contar com o apoio do deputado estadual Plauto Miró Guimarães.

Jeverson Gomes da Silva não deve tentar uma reeleição para vereador neste ano. Eleito por duas vezes, o parlamentar deve dar mais um passo na vida política disputando o cargo de prefeito nas eleições de 2020.

Mário José Avais de Mello Filho, o Marinho, é secretário de saúde de Carambeí na gestão de Osmar Blum e é um dos pré-candidatos para prefeito do município.

Outros nomes também estão à disposição para a disputa eleitoral majoritária deste ano. Pedro Ivo foi o vereador eleito com o maior número de votos em 2008. Participou de outras eleições e é um dos nomes cotados para a Prefeitura de Carambeí. Luiz Carlos Pestana também foi lançado pré-candidato para disputar o executivo municipal.

As discussões acontecem nos bastidores, porém em estágio avançado. Os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos políticos aos respectivos juízes eleitorais até às 23h59 do dia 14 de agosto, pela internet ou até às 19h do dia 15, no caso de documentos físicos. Caso os partidos não solicitem o registro de candidatura, o próprio candidato, desde que escolhido em convenção, poderá pessoalmente solicitá-lo até o dia 20 de agosto.

A Justiça Eleitoral estabeleceu o prazo de 14 de setembro para que todos os registros de candidatura para o pleito de 2020 tenham sido julgados pelos respectivos juízes eleitorais.