Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Eleições 2020 | Palmeira tem sete pré-candidatos à Prefeitura Municipal

2020-03-21 às 12:00

Por Igor Rosa

Faltando pouco mais de seis meses para as eleições municipais e com o período de janela partidária aberto, as conversas nos bastidores políticos seguem a todo vapor. Este é o momento de fortalecer alianças e fechar grandes parcerias para o pleito que acontece em outubro deste ano.

Inacio Budziak foi vereador por duas vezes em Palmeira, além de secretário municipal. É um dos nomes que estão à disposição para prefeito da cidade. Em 2012, Budziak foi candidato a prefeito e obteve 3.769 votos, ou 18,3% dos votos válidos. Em 2016, concorreu à Prefeitura de Palmeira como candidato a vice de Giovatan. Neste ano, Inácio deve disputar a majoritária em outubro.

Marcos Ribas é vereador pelo primeiro mandato, quando conseguiu conquistar 998 votos. Por 12 anos, Marcos foi secretário municipal, passou pela pasta de obras, gestão pública e assessor de desenvolvimento econômico. Hoje é líder do governo na Câmara Municipal e possivelmente terá o apoio do atual prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki. Ribas é formado em Ciências Contábeis e pós graduado em auditoria e gestão pública.

Denis Sanson é o principal nome de oposição ao grupo do prefeito Edir Havrechaki. O jovem é advogado e filho do ex-prefeito Altamir Sanson, com quem, segundo informações, o atual prefeito teve um rompimento traumático há alguns anos. Denis é vereador em Palmeira e, neste ano, deve desistir de uma reeleição para disputar o cargo do executivo da cidade.

Zenilda Bruginski morou por um tempo em Ponta Grossa, onde trabalhou como professora na UEPG. Já foi candidata a vereadora por duas vezes em Palmeira, porém não obteve êxito. Já disputou para deputada federal e já foi candidata a suplente de Senador. Segundo informações de bastidores, há possibilidade de Zenilda se unir com Gaiola para montar uma chapa para concorrer as eleições municipais.

Sérgio Belich é empresário, pecuarista e agricultor. Foi vereador de Palmeira por três mandatos consecutivos. Ele deve participar ativamente nas eleições deste ano e, pela primeira vez, deve disputar a cadeira do executivo de Palmeira. Possivelmente, Sérgio terá o apoio do deputado estadual Plauto Miró Guimarães e não se coloca como situação, tampouco como oposição ao atual governo de Edir.

João Alberto Gaiola é vereador pelo segundo mandato consecutivo e em 2016 foi eleito com 1.302 votos válidos, sendo a maior votação de um vereador na história de Palmeira. Gaiola é formado em Língua Portuguesa e Administração Pública pela UEPG. Ele é pré-candidato de oposição aos governos de Altamir Sanson e Edir Havrechaki, que juntos administram por 16 anos a Prefeitura de Palmeira.

José Aílton Vasco é ex-vereador de Palmeira, eleito em 2012 com 736 votos válidos. José é empresário, agricultor e radialista. Depois de ficar alguns anos longe da política, deve retornar para a disputa eleitoral deste ano. Desta vez, para concorrer ao cargo de prefeito municipal. Formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em gestão financeira e agronegócio, José Aílton é mais uma opção para os eleitores de Palmeira.

As discussões acontecem nos bastidores, porém em estágio avançado. Os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos políticos aos respectivos juízes eleitorais até às 23h59 do dia 14 de agosto, pela internet ou até às 19h do dia 15, no caso de documentos físicos. Caso os partidos não solicitem o registro de candidatura, o próprio candidato, desde que escolhido em convenção, poderá pessoalmente solicitá-lo até o dia 20 de agosto.

A Justiça Eleitoral estabeleceu o prazo de 14 de setembro para que todos os registros de candidatura para o pleito de 2020 tenham sido julgados pelos respectivos juízes eleitorais.