Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Criminosos se aproveitam da situação do país e aplicam golpes em meio à crise de Coronavírus

2020-03-22 às 12:18

Uma reportagem feita pela CNN Brasil revelou alguns golpes que vêm sendo aplicados no país nos últimos dias. Criminosos se aproveitam da crise de Coronavírus para espalhar fakenews e roubar informações pessoais.

De acordo com informações levantadas pelo canal, estaria circulando uma notícia de que a Ambev estaria distribuindo álcool gel para a população, e que para recebê-lo seria necessário se cadastrar através de um link. “O link que direciona para doação de álcool em gel é falso. A Ambev esclarece que a produção de 500 mil unidades de álcool em gel será doada a hospitais públicos municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, locais onde há o maior número de casos confirmados do novo coronavírus.”, afirmou a companhia por meio de nota.

Outro golpe que está circulando nos aplicativos de troca de mensagem seria a respeito de uma promoção da empresa de streaming Netflix. De acordo com a mensagem, bastaria fazer o cadastro para poder ter acesso a todo conteúdo da plataforma de forma gratuita durante a quarentena. No entanto a Netflix nega qualquer oferta especial.

O especialista em cibercrimes da empresa Apura Cybersecurity Intelligence, Sandro Süffert, alerta que tais publicações expõem computadores e celulares a vírus. “Você pode acabar clicando em um arquivo no seu computador que pode acabar roubando todas suas informações, o que você digita, suas informações bancárias”. O mesmo vale para celular, onde aplicativos falsos são usados para roubar informações. “Eles emulam, alteram um pouco a ação das empresas. Tem um link e a pessoa vai e clica”, alerta o especialista.

Da CNN Brasil | Imagem: Agência Brasil