Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Entenda o que está por trás da busca desesperada por papel higiênico

2020-03-23 às 17:09

Com a pandemia de Coronavírus que atingiu o Brasil e o medo do que seria a quarentena, muitas pessoas correram aos supermercados para estocar mantimentos. Além de alimentos essenciais, a alta procura por papel higiênico chamou a atenção. “É instinto de sobrevivência. As pessoas estão estocando tudo relacionado a necessidades básicas e condições de higiene”, afirma a psicóloga Keila Lafrata.

Já para o psicanalista Daniel Frances, a ação de estocar esse item tem ligação com uma busca inconsciente de limpeza e proteção. “Com medo da própria degradação que vem da transmissão, ligada ao que é o sujo, estocam papel higiênico como simbolo de proteção e afastamento ao que é nojento”, explica.

Frances ainda explica que as redes sociais e a viralização de fotos e vídeos de prateleiras vazias influenciam no comportamento de compras das pessoas. “As pessoas não investigam os fatos e sim se deixam levar por eles. Vai ser o mesmo agora com a água sanitária, e foi o mesmo com o álcool gel, sendo que o lavar as mãos com sabonete é bem mais útil e barato”, finaliza.

Um grande exemplo disso é o caso da enfermeira inglesa Dawn Bilbrough. Após um turno de 48 horas seguidas ela foi ao supermercado comprar mantimentos e encontrou as prateleiras vazias. Com lágrimas nos olhos, ela fez um desabafo em suas redes sociais. Confira:

Foto: BBC News