Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Quarentena muda a rotina de diversas empresas em Ponta Grossa

2020-03-24 às 15:03

O período de quarentena e isolamento social que Ponta Grossa vive devido a pandemia de Coronavírus fez com que a rotina de muitas empresas fosse modificada. Quem pôde adotou o sistema de home office, como é o caso da agência MAPA360 . “A MAPA é uma empresa moderna e por isso 95% dos equipamentos do time são laptop novos, o que possibilitou que os colaboradores levassem os micros pra casa” explica Maria Priscila Nabozni, CEO da agência.

Maria Priscila ainda conta que a empresa já usa aplicativos de gestão de produtividade há mais de dois anos, o que facilitou essa adaptação, mas que ferramentes como Whereby, WhatsApp e Skype ajudam a manter a comunicação entre os colaboradores e com os clientes. “O que percebi é que com estamos nos falando o tempo todo. Por conta da quarentena ficamos mais “carentes” de conversar e por isso é como se trabalhássemos conectados em conferencia o tempo todo, tanto entre o time, quanto junto ao cliente”, complementa.

Já a rede de farmácias Fleming, que por oferecer um serviço de necessidade básica não pôde adotar o home office, tomou outras precauções para garantir a saúde e segurança dos colaboradores. “Aderimos ao revezamento em nosso setor administrativo e nossos farmacêuticos e atendentes estão atendendo devidamente paramentados, pois não poderíamos deixar de atender a população neste momento”, explica Fernando Schimilowski, diretor executivo da rede.

Ele conta que a comunicação interna entre as lojas e com o setor administrativo já é feita por um sistema interno e que as redes sociais e demais canais de contato com os clientes estão sendo respondidos normalmente. “Também temos o sistema de televendas para quem não quiser sair de casa. E nas lojas colocamos adesivos onde os clientes ficarão um metro e meio de distância de cada um”, complementa Fernando.

O consultor empresarial Athos Sá dá algumas dicas para as empresas manterem a motivação e a produtividade nesse período. “A primeira coisa é dividir responsabilidades, o time todo deve saber o que está em jogo e trabalhar junto para passar por isso. Depois é importante manter a comunicação diária, e, por último, pensar em novas soluções”, explica. Ele ainda afirma que para o colaborador que está em casa é importante manter uma rotina. “Eu sei que dá aquela vontade de ficar um pouco mais na cama, mas é importante começar o dia do mesmo jeito que fazia antes para manter a animação”, finaliza.