Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Rangel anuncia novo plano de enfrentamento ao coronavírus no município

2020-03-26 às 17:58

Na tarde desta quinta-feira (26), o prefeito Marcelo Rangel anunciou as novas estratégias para enfrentar os impactos da pandemia de coronavírus na cidade. O plano está sendo chamado de Ataque COVID-19. “A partir desse momento, nós estamos atuando como uma guerra”, afirma.

Ele explicou que, além da doença, o coronavírus também tem impactos no sistema de saúde e na economia. “Nenhum país do mundo tem capacidade para atender tantas pessoas ficando doentes ao mesmo tempo. Como gestor, o meu medo não é pegar a doença, mas não ter condições de oferecer tratamento a todos aqueles que precisam”, frisa.

Rangel ressaltou que a única forma de conter a evolução da doença é através do isolamento social. “A nossa prioridade absoluta é a vida. Nós não vamos abrir mão da saúde das pessoas apostando nessas teorias de que teria que reabrir o comércio”,enfatiza.

DESINFECÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS

Uma das primeiras ações é a desinfecção de áreas públicas com maior possibilidade de infecção, como por exemplo, próximos de hospitais, Unidade de Pronto-Atendimento, Unidades Básicas de Saúde e do Calçadão da Coronel Cláudio. A desinfecção deve começar a partir de amanhã (26) utilizando hipoclorito de sódio, a mesma fórmula utilizada na China. “Nós já fizemos pesquisas e o produto é seguro. Ele não prejudica animais de rua ou o meio ambiente”, garante.

SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa vai implantar um novo protocolo de triagem nas Unidades Básicas de Saúde. “A nossa preocupação é com as pessoas que com as pessoas que estão com resfriado ou sintomas do coronavírus e impedir que elas infectem outras pessoas nos hospitais”, explica. Rangel acrescenta que existe a possibilidade de ampliar o horário de atendimento das UBS para realizar essa triagem dos pacientes.

REABERTURA DO COMÉRCIO

Rangel anunciou que está planejando a reabertura gradual e seletiva do comercio e das atividades do município a partir do dia 06 de abril. “Nós vamos acompanhar a evolução do número de casos e essa avaliação vai nos dizer se teremos condições de colocar isso em prática”, explica. O prefeito se mostrou otimista e elogiou o comprometimento da população. “Se Ponta Grossa mantiver esse nível de isolamento que nós conseguimos, acredito que será possível reabrir o comércio de forma programada. Para isso, precisamos da compreensão de todos e que, neste momento, a população fique em casa”, enfatiza.

Ele comenta que terão autorização para voltar às atividades os locais onde há menos aglomerações de pessoas, inclusive com a possibilidade de fazer uma espécie de rodízio.

APLICATIVO

A Prefeitura Municipal elaborou um aplicativo para smartphones para intermediar pedidos e entregas. Inicialmente, ele está sendo utilizado pela Freira do Produtor, mas será estendido para a iniciativa privada, inclusive de outros seguimentos. “Nós estaremos distribuindo esse aplicativo de delivery para todo mundo gratuitamente. Aos comerciantes peço que tenham em mente que isso é temporário, vai retornar o movimento na sua loja, mas só depois que passar todo o ciclo da epidemia”, enfatizou.

VOLTA ÀS AULAS

O prefeito informou que ainda não existe previsão para o retorno das aulas e pediu paciência aos pais e alunos. “Não existe nenhuma cidade do mundo que, neste momento, liberou o retorno das escolas. Gostaria muito dar essa informação do retorno das aulas, mas ainda não é possível”, frisa.

MERENDA ESCOLAR

Na segunda-feira (31), começa a distribuição de 8 mil kits que irão substituir a merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino. “As diretoras entrarão em contato com as famílias informando mais detalhes de como será feita essa distribuição e como o kit será retirado”, orienta.