Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Ponta Grossa tem Biblioteca Solidária aprovada em edital nacional

2020-03-27 às 14:25

Com sede fechada para conter a pandemia da Covid-19 Biblioteca lança programação virtual

A Biblioteca Solidária Professora Aparecida de Jesus Ferreira fundada pela parceira da Casulo Casa Colaborativa e Pássaro Liberto foi aprovada no edital nacional Conecta Biblioteca promovido pela Rede Recode. A partir deste mês o ONG Recode é parceira da Biblioteca para ampliar o acesso e o alcance da nossa Biblioteca em Ponta Grossa. Nosso objetivo é envolver a comunidade jovem no planejamento da biblioteca e torná-la, assim, um espaço cada vez mais inclusivo, ajudando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030.

“A biblioteca tem como público alvo as mulheres mães que participam de projetos sociais. São elas que poderão fazer uso da biblioteca e empréstimo de livros. Porém não só elas, mas os filhos delas também poderão usufruir da biblioteca e é neste ponto que entra a nossa felicidade em sermos aprovados nesse projeto do Conecta Biblioteca porque iremos conseguir envolver os filhos dessas mulheres” explica Ana Istschuk, co-fundadora do Pássaro Liberto e da Biblioteca Solidária Professora Aparecida de Jesus Ferreira.

Para Tatyla Barroso, co-fundadora da Casulo Casa Cobalorativa, receber a sede da biblioteca na Casulo promove o acesso das mulheres atendidas pela Casulo Social ao mundo da leitura facilitando o acesso aos livros tornando-se uma maneira de expandir o mundo delas. “Já a partir dos programas do Conecta Biblioteca teremos atividades que vão acontecer no espaço da biblioteca e vão incentivar o contato dessas crianças e adolescentes com a leitura e com os livros”, reforça.

Programação virtual permite encontros sobre literatura

Como medida de prevenção a pandemia do Convid-19 a sede da biblioteca está fechada para o público, porém a Biblioteca Solidária Professora Aparecida de Jesus Ferreira, Pássaro Liberto e MUM lançam uma sala de Roda de Leitura totalmente online e gratuita. A partir de uma sala de Skype serão três encontros por semana em dois horários diferentes: sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras às 14h e 21h, alguns encontros terão a participação dos próprios escritores.

“Estar antenado sobre as notícias da pandemia do Convid-19 é importante, contudo, não podemos deixar nossa saúde mental de lado e pensando em passarmos por essa crise juntos os encontros virtuais serão abertos ao público geral”, explica Luana Caroline Nascimento co-fundadora do Pássaro Liberto e da Biblioteca Solidária Professora Aparecida de Jesus Ferreira.

Os encontros virtuais tem parceira da Fluência Cultural e das editoras Texto e Contexto e Dublinense. Além da sala no Skype quem se interessar por de participar de um grupo no WhatsApp para receber lembretes quando os encontros forem começar.

https://join.skype.com/etXCslwGt9e8 link do grupo no Skype

https://chat.whatsapp.com/L1Yh5Yi8hfNA0qjEPLcX38 link do grupo no WhasApp

Informações/Imagem: Assessoria de Imprensa