Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Bolsonaro acusa alguns estados de fraudarem número de mortes por coronavírus

2020-03-28 às 17:03
Brazil’s President Jair Bolsonaro wearing a protective face masks reacts during a news conference to announce measures to curb the spread of the coronavirus disease (COVID-19) in Brasilia, Brazil March 18, 2020. REUTERS/Adriano Machado

Em entrevista ao programa ‘Brasil Urgente’, nesta sexta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que alguns estados podem estar fraudando o número de mortes por coronavírus para fazer “uso político” da questão. Na visão dele, há estados que estão aumentando artificialmente a contagem de vítimas para justificar as medidas de isolamento social que estão sendo tomadas.

“Agora, o que estou vendo também, em alguns estados do Brasil, se eu não estou politizando, se eu for ver, ninguém mais, quase ninguém mais está morrendo de H1N1. Todo mundo é covid-19. Parece que a intenção é de potencializar isso para falar: ‘Tá vendo, o que eu fiz justificou, morreram tantas pessoas. Se eu não tivesse feito, teriam morrido cinco, 10 ou 20 vezes mais’, disse o mandatário, conforme relatado pelo jornal ‘O Globo’.

Em seguida, o presidente disse este ano alguém “vai ter que ter morrido de H1N1”, infecção respiratória que surgiu pela primeira vez em porcos e que é relativamente mais comum que a covid-19. Caso contrário, isso significaria, na visão dele, que todas as mortes estão sendo indevidamente creditadas ao coronavírus.

“Procura saber por estado quantos morreram de H1N1 até o momento. Não é que eu queira que tenha morrido, mas ano passado foram 700 pessoas mais ou menos. Vai ter que ter alguém que morreu esse ano disso daí. Se for todo mundo com coronavírus, é sinal de que tem estado que está fraudando a causa mortis daquela pessoas, querendo fazer um uso político de números”, afirmou.

Bolsonaro citou especificamente o caso de São Paulo, que tem o maior número de pessoas com coronavírus e é governado por João Doria. “Em São Paulo não estou acreditando nesses números”, declarou.

Com informações d’O Globo’ | Foto: Reprodução / CNN