Sábado, 20 de Abril de 2024

Em projeto da AMCG, idosos mostram seus talentos por vídeo durante quarentena

2020-03-28 às 16:07

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em parceria com a Diálogos Culturais, acaba de lançar o projeto ‘Mostre seu Talento’. Atendendo às recomendações de isolamento social, em razão da pandemia de coronavírus, as entidades estão propondo uma atividade para a população da terceira idade, que é a de maior risco no contágio da doença. “Montamos uma página no Facebook convidando os idosos a mostrar os seus talentos por meio de vídeos”, explica a diretora da AMCG, Katiane Pires.

A ideia surgiu com o idealizador da Dialogos Culturais, Eziquiel Ramos, que, no início do período de isolamento social, propôs uma conversa com artistas e idosos. “Iniciei os contatos e então cheguei até a Terezinha Schrader, uma das idealizadoras de outro projeto, a ‘Mostra de Talentos da Terceira Idade Ruth Cardoso'”, relata Ramos. Há 12 anos, a AMCG realiza a Mostra Ruth Cardoso, um evento anual que reúne artistas de toda a região dos Campos Gerais com mais de 60 anos para apresentar os seus talentos.

Animação
Com essas vivências surgiu a ideia de um espaço online para realizar uma espécie de mostra. “Estamos passando por um momento muito difícil. Para os idosos, principalmente. O nosso grupo estava acostumado a participar de bailes e de encontros”, justifica Terezinha, que, ao iniciar a proposta do ‘Mostre seu Talento’, já recobrou o ânimo. “Até me arrumei para gravar os vídeos”, brinca.

Proposta
A proposta é simples: os idosos escolhem um talento e gravam os seus vídeos pelo próprio celular para serem colocados na página. “Eu estou recebendo os vídeos pelo meu Whatsapp”, conta Terezinha. O material deve ser gravado na horizontal e ter até três minutos de duração. E, diferente da Mostra de Talentos, o ‘Mostre seu Talento’ pode contar com apresentações de todos os cantos do Brasil. “Queremos um espaço no qual a população idosa possa se divertir e passar juntos por essa fase”, conclui Katiane.

Os vídeos podem ser encaminhados no (42) 99964-7407. Clique aqui para acessar a página do projeto.

Confira o cartaz de divulgação:

Informações e foto: Asscom / AMCG