Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Pacientes de Covid-19 em estado grave no Paraná poderão receber Cloroquina; droga é terapia auxiliar e de uso restrito

2020-03-28 às 17:45

O Ministério da Saúde publicou Nota Informativa que trata do uso do medicamento Cloroquina como terapia auxiliar no tratamento de casos graves de Covid-19 para pacientes hospitalizados. A Nota nº 5/2020-DAF/SCTIE/MS foi divulgada na tarde desta sexta-feira (27), oficializando a liberação do uso da droga.

“A medicação será disponibilizada para uso, a critério médico, como um auxílio no tratamento, especificadamente para pacientes em estado grave e que estejam hospitalizados. Não indicamos a auto medicação nem que as pessoas corram até as farmácias para comprar e ingerir esse remédio pois ele não é uma cura para a doença”, alertou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Para a população em geral, o secretário reforça as medidas de prevenção da doença: lavar as mãos várias vezes com água e sabão ou utilizar álcool gel; lavar os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas; limpar com álcool os objetos mais manuseados; manter os ambientes sempre ventilados e arejados; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável.

Paraná

O medicamento Cloroquina começou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde às Secretarias Estaduais de Saúde nesta sexta-feira, 27 de março.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que tem estoque para atendimento imediato aos pacientes que se enquadrem exclusivamente no critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, já a partir deste final de semana.

O estoque está disponível no setor de epidemiologia das 22 Regionais de Saúde para fornecimento aos hospitais. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Paraná (Cievs-PR) poderá informar aos hospitais o processo do acesso ao medicamento.

Informações: Agência Estadual de Notícias | Foto: Reprodução / Meia-Hora