Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Medidas da Prefeitura de Guarapuava resultam em baixo número de infectados por coronavírus no município

2020-03-30 às 10:34
DCIM100MEDIADJI_0271.JPG

Desde que a pandemia de coronavírus chegou ao Paraná, a prefeitura de Guarapuava tomou medidas para impedir que o vírus se espalhasse e infectasse a população. As resoluções funcionaram. Até o momento, o município conta com apenas um caso confirmado, 15 suspeitos e 46 descartados.

Já no dia 17 de março, o prefeito César Silvestri Filho havia publicado uma série de medidas preventivas no município. Além da suspensão de aulas e eventos, e da restrição de atendimento no paço, foram distribuídos cartazes informativos sobre a doença e criada uma página especial no site da Prefeitura. “A melhor medida no momento é a prevenção. Peço que as famílias criem cuidados adicionais, e que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos desnecessários. Estou certo de que posso contar com a colaboração de todos os guarapuavanos e de que sairemos desse momento ainda mais fortes”, declarou o prefeito.

Determinações e recomendações
Com o avanço da epidemia pelo estado, o prefeito determinou o fechamento de todo o comércio guarapuavano no dia 21 de março. “Estamos tomando medidas progressivas para diminuir a circulação desnecessária de pessoas pela cidade. Percebemos que muitos ainda não compreenderam a importância de evitar sair de casa de forma desnecessária. Por isso, estamos determinando novas regras para preservar a integridade da saúde dos guarapuavanos. Não deixaremos de agir. Estamos monitorando hora a hora o quadro epidemiológico de nossa cidade, do Paraná e do país. Peço tranquilidade e serenidade, vamos passar por isso juntos”, disse.

Dois dias depois, um novo decreto estabeleceu novas recomendações para o funcionamento de supermercados, farmácias e celebrações religiosas no município. De acordo com o texto, a entrada em supermercados e farmácias só seria permitida para um representante de cada família. Além disso, o atendimento deveria ser feito a uma distância mínima de dois metros entre as pessoas. O novo decreto também colocava que os hotéis da cidade poderiam ser requisitados para a hospedagem de profissionais da saúde caso necessário.

Idosos não são meras estatísticas
Em nota divulgada no site da prefeitura, Silvestri Filho diz que “adoraria acreditar naqueles que dizem que é tudo uma bobagem e que deveria continuar tudo normal”. No entanto, ele lembra que o inverno em Guarapuava costuma ser rigoroso, e que casos de doenças respiratórias são comuns no município durante essa estação. “Toda mãe sabe como ficam os nossos hospitais nesse período”, comenta. O prefeito ainda pede que todos tenham “bom-senso e equilíbrio”. “Mais do que nunca, é hora de confiar nas autoridades sanitárias, no trabalho dos especialistas e no compromisso dos gestores responsáveis. Queremos seguir as nossas vidas com normalidade o mais rápido possível, ao lado dos nossos pais e avós, que não são meras estatísticas!”

Unidades Básicas de Saúde
Uma nova portaria publicada pela Secretaria de Saúde também alterou o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde do município. Entre as medidas, está a suspensão da vacinação infantil até dia 16 de abril e de exames laboratoriais por tempo indeterminado. Com relação às grávidas, o pré-natal fica mantido apenas durante o primeiro trimestre da gestação.

Pessoas em situação de rua
Para diminuir a propagação do novo coronavírus, a Prefeitura determinou o recolhimento de pessoas em situação de rua no Ginásio Santa Terezinha. Quatro equipes foram organizadas para receber essas pessoas, que terão à disposição um colchão – colocado a dois metros de distância cada -, kit de higiene pessoal, alimentação e roupas, além do suporte técnico de equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas.

Serviço telefônico
Entre as medidas tomadas pela Prefeitura de Guarapuava no enfrentamento ao vírus, consta também o serviço de 0800, disponível para atendimento exclusivamente relacionado à pandemia, com orientações para pessoas com sintomas ou suspeita de Covid-19, e também para quem deseja tirar dúvidas sobre a doença. O serviço ainda conta com atendimento psicológico, direcionado tanto para a população em geral quanto para profissionais de saúde que atuam no enfrentamento ao Covid-19 em todo o município. O número do serviço é 0800-642-0019.

Informações e foto: Asscom Prefeitura Municipal de Guarapuava