Quinta-feira, 28 de Março de 2024

UEPG auxilia alunos em situação de vulnerabilidade

2020-03-30 às 14:25

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UEPG realiza ações destinadas à comunidade acadêmica em situação de vulnerabilidade. Segundo a Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade (DAAD), Silmara Carneiro e Silva, a proposta é garantir que os alunos que necessitam não fiquem desamparados durante o período de suspensão dos calendários.

“Monitoramos os pedidos de auxílio emergencial e em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Administrativos (Proad), com a Prefeitura do Campus (Precam) e com o Hospital Universitário (HU), providenciamos o auxílio para os alunos”, explica. Silmara conta que serão destinados, na forma de depósito, R$ 125,00 para os estudantes externos em situação de vulnerabilidade. A distribuição ocorrerá por intermédio da Proad com recursos próprios da UEPG. “Além disso, o Hospital Universitário está fornecendo marmitas que são entregues aos acadêmicos da Casa do Estudante pela Precam”, explica.

A Prae também realiza a mediação das doações recebidas pela comunidade. “Nós entramos em contato por telefone e fazemos uma entrevista com o aluno para verificar qual a melhor forma de auxílio diante da necessidade identificada”. Para realizar o pedido e ter acesso aos programas de assistência estudantil, o estudante deve entrar em contato via SEI ou pelo e-mail da PRAE [email protected].

Como realizar as doações

A Universidade Estadual de Ponta Grossa lançou o portal “UEPG contra o Coronavírus” onde  é possível se inscrever para realizar doações para a UEPG e para o Hospital Universitário. Pessoas físicas e empresas podem participar. No formulário, o interessado poderá optar por doação anônima ou identificada de: dinheiro para concessão de auxílios emergenciais transporte e alimentação; produtos de higiene para o HU; alimentos para o HU; cestas básicas para estudantes em situação de insegurança alimentar; equipamentos de Proteção Individual para o HU (como máscaras e aventais); equipamentos para o HU; produção de álcool em gel; doação de embalagens descartáveis para marmita, garfos e facas descartáveis.

“As doações são importantes não só do ponto de vista material, pois ajudam a suprir necessidades reais, mas também do ponto de vista simbólico, porque une as comunidades interna e externa da UEPG em prol do bem estar e manutenção dos estudantes que mais precisam. É como se todos assumissem juntos a responsabilidade pela Assistência Estudantil”, afirma Ione da Silva Jovino, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis

Informações/Imagem: Assessoria UEPG