Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Veja como a alimentação pode ser aliada no combate ao coronavírus

2020-03-31 às 10:23

Desde a chegada do novo coranavírus ao Brasil muitas pessoas redobraram os cuidados não só com a higiene, mas também com a alimentação. “Uma alimentação balanceada não impede a infecção, mas com o sistema imunológico fortalecido os efeitos da doença podem ser menores”, coloca a nutricionista Caroline Pereira.

Ela lembra que, embora poucas pessoas se atentem a isso, a hidratação é parte importante no combate à infecções virais. “As imunoglobinas tipo A, que são células de defesa, estão presentes principalmente na saliva. Por isso é importante tomar bastante água, cerca de 40 ml de água por quilo, diariamente”, coloca a nutricionista. Ela ainda lembra que infecções virais podem fazer com que a pessoa perca o apetite, causando desidratação, diarreia e vômito.

Os probióticos, presentes em leites fermentados e alguns iogurtes, também ajudam a fortalecer o sistema imunológico, já que possuem “bactérias do bem”, No entanto, Caroline lembra que esse tipo de alimento deve ser receitado por um profissional da nutrição ou saúde. ” Em quantidades adequadas eles acarretam benefícios à saúde, estimulando a multiplicação de bactérias benéficas. Mas é importante que sejam recomendados por nutricionistas ou outros profissionais da saúde”, coloca.

Uma alimentação colorida e variada também garante uma ingestão maior de vitaminas, minerais, ômega 3 e fitoquímicos. “Prefira sempre alimentos in natura ou pouco processados. Castanhas e linhaça são boas fontes de ômega 3 e as carnes e frutos do mar são fontes de zinco”, elenca a nutricionista.

Caroline ainda lembra que é necessário tomar cuidado também na preparação dos alimentos. “Mantenha sempre os alimentos entre 5ºC e 60ºC para evitar a multiplicação de organismos e nunca descongele em temperatura ambiente. Quando for cozinhar, é importante atingir 70ºC ou mais para garantir a eliminação de patógenos”, garante. “Também é importante higienizar utensílios e superfícies onde os alimentos serão manipulados, pois são fontes de contaminação, além é claro, das mãos”, finaliza a nutricionista