Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Projeto prevê construção de ponte entre Matinhos e Guaratuba

2020-04-02 às 11:26

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), deu mais um importante passo no projeto de construção da ponte sobre a Baía de Guaratuba. Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (02), o aviso de manifestação de interesse de empresas para contratação dos serviços de elaboração dos estudos ambientais e dos projetos básicos e executivos.

A construção da ponte vai facilitar o deslocamento entre as cidades de Matinhos e Guaratuba, que atualmente é feito pelo ferry-boat.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, trata-se de um projeto histórico para o Estado e que finalmente começa a sair do papel. “A ponte de Guaratuba é um sonho antigo de todos os paranaenses. É um projeto que trará benefícios enormes para a integração de todo nosso litoral e que vai facilitar bastante o deslocamento entre as praias, especialmente na alta temporada, quando mais de 400 mil veículos realizam a travessia com o ferry -boat”, explicou o secretário.

Ele explica que no ano passado foram investidos cerca de R$ 800 mil para que fossem elaborados os estudos preliminares, de viabilidade técnica, financeira e ambiental do projeto, o chamado EVTEA. “Agora, com a publicação desta manifestação de interesse para novos estudos e para os projetos básicos e executivos, o Governo do Estado dá mais um passo para colocar em prática essa importante obra”, acrescentou.

“Por meio deste edital vamos elaborar a ‘lista curta’ de empresas e consórcios que têm interesse em desenvolver os estudos e projetos da ponte de Guaratuba. Vamos avaliar o portfólio das interessadas, uma relação de trabalhos já executados, e selecionar as seis melhores”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. Na sequência, acrescenta, será publicado um edital para selecionar entre elas a empresa ou consórcio que vai elaborar os Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, além dos projetos Básico e Executivo de engenharia da ponte.

O chamamento público para manifestação de interesse foi incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). “O acordo entre BID e Governo do Estado prevê mais de R$ 940 milhões de investimentos nas mais importantes obras e projetos de infraestrutura no Paraná e, por isso, incluímos esses novos estudos da ponte de Guaratuba como parte do programa”, destaca o diretor-geral.

informações e imagens: Agência Estadual do Estado