Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Cartilha orienta ouvidorias para atendimentos durante pandemia de Coronavírus

2020-04-03 às 16:00
A Ouvidoria do Estado reduziu em 70,39% as pendências que se acumularam de 2012 a 2018. Muitas eram solicitações que resultaram em pedido de desculpas pela demora, já que a resposta já não teria efeito prático. Para que a situação não volte a se repetir, a Coordenadoria de Ouvidoria, da Controladoria-Geral do Estado, estabeleceu como meta o prazo de três dias para responder o cidadão. 06/09/2019 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) divulgou nesta sexta-feira (03) uma cartilha para auxiliar os ouvidores em todo o Paraná a atender o cidadão nesta fase de isolamento social. Os motivos foram o aumento de 65,7% nas demandas na área de Saúde e a necessidade de padronizar o atendimento, alertando para mudanças provocadas pelo novo coronavírus.

As 72 ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual abrangem todas as áreas de atuação do Governo do Paraná e são coordenadas pela CGE, por meio da Coordenadoria de Ouvidoria-Geral. Todas compartilham o mesmo sistema para registro e acompanhamento de reivindicações.

O controlador-geral Raul Siqueira explicou que a rede de ouvidores precisa atuar em harmonia para não provocar dúvidas na população. “O nosso sistema de ouvidorias é a principal porta de entrada das manifestações dos cidadãos. Nesse momento único pelo qual passamos, percebemos a necessidade de uma orientação padrão para que todos prestem o melhor atendimento possível”, explicou.

A Cartilha do Ouvidor traz informações quanto a prazos de resposta e sugestões de ações durante o combate ao coronavírus, com relação ao teletrabalho ou atendimento remoto. “É natural em uma situação nova as pessoas ficarem inseguras. Esta cartilha foi produzida para dar aos ouvidores uma base padrão para suas atuações”, completou Siqueira.

PROCURA – O surgimento da doença Covid-19 aumentou em 65,7% a busca por informações na área de saúde, considerando os números de março em relação a fevereiro. Se comparado a março do ano passado, o aumento foi de 84,1%.

“A saúde sempre foi a área mais buscada pelo cidadão junto às ouvidorias, mas houve um aumento considerável. No começo, as solicitações eram de dúvidas quanto ao vírus, mas nos últimos dias do mês os questionamentos mudaram para as ações quanto ao isolamento social”, destacou a coordenadora de Ouvidoria, Paula Bond.

Segundo ela, a proposta de pagamento de R$ 600,00 ao trabalhador inscrito no Cadastro Único esteve entre os assuntos mais abordados, embora seja de competência do Governo Federal. “Nós orientamos as pessoas a esperarem pela publicação da lei para saberem como proceder”, informou Paula.

DENÚNCIAS – Atitudes contrárias ao isolamento social foram responsáveis por grande parte do volume de denúncias. “Foi acordado que, para manifestação dessa natureza, o denunciante é orientado a ligar direto para o número 190, da Polícia Militar”, completou a coordenadora de Ouvidoria.

De acordo com ela, as denúncias quanto à cobrança abusiva de produtos, como álcool, gás e leite, são direcionadas ao Procon-PR. Porém, esclareceu que o cidadão pode procurar a Ouvidoria porque todas as informações são transmitidas aos órgãos responsáveis pela área.

Serviço:
Ouvidoria Geral do Estado

Correspondências: Rua Mateus Leme, 2.018 – Centro Cívico – Curitiba / CEP 80530-010
Telefone: 0800 41 1113
WhatsApp: (41) 3883-4014
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Informações/Imagem: Agência Estadual de Notícias