Sábado, 20 de Abril de 2024

Prefeitura da Jaguariaíva estabelece toque de recolher e cria planejamento estratégico para reabertura do comércio

2020-04-03 às 14:51

Na noite da última quinta-feira (02) passou a valer em Jaguariaíva o decreto da Prefeitura Municipal que determina toque de recolher das 22h às 5h. “É um horário em que, praticamente, a cidade é morta e não tem porque o povo ficar em lanchonete, bar, restaurante e etc. É uma forma de disciplinar a população”, explica o prefeito Juca Sloboda.

De acordo com o decreto, após o toque só será permitida a circulação de prestadores de serviço da área da saúde, segurança, assistência social e deliveries de alimentos, sendo os últimos limitados ao horário de funcionamento dos respectivos estabelecimentos. Quem descumprir a medida pode pagar multa entre R$ 114 e R$ 11.400.

Sloboda conta que a medida faz parte de um planejamento estratégico para a reabertura do comércio local, que começa a funcionar gradativamente a partir da próxima segunda-feira (06). “O dono do estabelecimento vai ter que fazer um plano de funcionamento e submeter ao comitê criado para este fim. Então o comitê vai autorizar ou não a reabertura do local”, coloca. Ele lembra que esta medida é válida apenas para atividades não essenciais.

Para lembrar os cidadãos do momento de entrar para as casas, a sirene da Cianê, muito conhecida pelos jaguariaivenses, passou a tocar todos os dias às 22h. “Não é no sentido de obrigar todos a irem para casa, mas disciplinar, para que o pessoal se toque e saiba que após aquele horário se todo mundo estiver em casa colaborando a situação pode melhorar para todos”, finaliza o prefeito.