Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Bancos fecham agências temporariamente em PG; saiba quais são

2020-04-06 às 17:20

Nesta segunda-feira (6), algumas agências do Itaú e Santander tiveram as atividades suspensas temporariamente. Em Ponta Grossa, quatro agências deverão permanecer fechadas ao público. A medida tem como objetivo evitar o contágio pelo coronavírus.

Confira quais agências estarão fechadas em PG:

Santander

FECHADAS:

– AG Cel. Bitencourt

– AG Palladium Shopping Center Ponta Grossa

Itaú

FECHADAS: 

– AG Dom Pedro II 

– AG Oficinas

Menor fluxo de pessoas

Os bancos também adaptaram seu atendimento para enfrentar a pandemia de coronavírus no Brasil. Os maiores bancos do país – Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú e Santander – criaram estratégias para limitar o fluxo de pessoas dentro das agências. Não são permitidas longas filas de espera para atendimento e deve ser mantido um assento vago entre as pessoas que estão aguardando. 

Nos caixas eletrônicos, os clientes também são orientados a manter uma distância mínima de um metro. Além disso, a população é incentivada a usar os canais digitais para realizar as operações bancárias.

Novo horário de atendimento

As agências bancárias reduziram em duas horas o seu período de atendimento e criaram um criaram um horário específico para pensionistas. A medida está sendo adotada pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú e Santander.

Das 9h às 10h para aposentados e beneficiários do INSS. 

Das 10h às 14h para o público em geral.

Portas das agências

Com a diminuição do fluxo dentro das agências bancárias, uma das preocupações é com as pessoas que ficam aguardando na porta dos estabelecimentos. Pensando nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está buscando junto ao poder público o apoio das prefeituras municipais de todo o país para ajudar na organização e diminuir a aglomeração na frente das agências bancárias. 

Cuidados com os colaboradores

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e região, desde o início da pandemia de covid-19, os bancos já vêm tomando atitudes por conta própria e adotando uma postura diferenciada em relação ao atendimento.

A maioria das agências bancárias está trabalhando com o rodízio de funcionários. Cerca de 70% dos colaboradores estão em home office e apenas 30% dos funcionários permanecem nas agências. 

Além disso, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, colaboradores acima de 60 anos, ou que se enquadram em algum grupo de risco, estão trabalhando de maneira remota.