Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Combate à fake news: WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para uma pessoa de cada vez

2020-04-07 às 09:31

A partir desta terça-feira, 7, o usuário do WhatsApp poderá encaminhar mensagens somente para uma conversa de cada vez. A medida é uma tentativa de diminuir a disseminação de fake news sobre o coronavírus por meio do aplicativo.

Desde o início da pandemia, diversos materiais falsos sobre o Covid-19 circulam nas conversas. De números errados sobre mortes, conselhos médicos sem comprovação científica, a imagens chocantes que não condizem com a realidade, a Organização Mundial da Saúde tem chamado esse efeito de “infodemia”. Autoridades de diversos países já pediram às empresas de redes sociais que trabalhem pesado para combater o problema.

“Acreditamos que é importante frear a disseminação dessas mensagens para que o WhatsApp continue sendo um local para conversas pessoais”, disse o WhatsApp em um comunicado. A empresa afirmou que a medida foi tomada após perceber um aumento significante de encaminhamento de mensagens desde o início da pandemia e que a limitação deve valer por um prazo indeterminado.

foto: Ilustrativa / Google