Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Coluna Vinhos & Viagens: Malbec Day

2020-04-18 às 15:17

A Malbec é uma casta ou cepa (uva) da espécie vitis vinífera que produz vinhos finos e tem sua origem em Cahors, na França, onde é conhecida como Auxerrois ou Côt Noir. Alguns dizem que a origem do nome dessa casta é uma homenagem a um viticultor húngaro chamado Malbek que foi responsável pela disseminação da cepa pela Europa, outra explicação para o nome é que Malbec se trata de uma alusão a “mauvais pic”, expressão em francês que significa “mau pico”, em função do sabor áspero e amargo, típico da expressão dessa uva em Bordeaux.

E o que é o Malbec Day?

É um dia dedicado à Malbec e celebrado desde 2011, foi criado pela organização Wines of Argentina para comemorar o desenvolvimento da uva mais emblemática do país, pois a Malbec marcou um importante passo para a transformação da vitivinicultura da Argentina como um todo.

A Malbec chegou na Argentina pela primeira vez em 17 de abril de 1853 pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé Pouget. Com a propagação da filoxera, em 1956, a Argentina era o único país a ter videiras originais da Malbec.Num período de 20 anos – que foi de 1990 a 2009 –, suas áreas de cultivo cresceram 173%, passando de 10 mil hectares para 28 mil hectares (hoje já são mais de 35 mil).

De modo geral, um Vinho Malbec varietal apresenta coloração intensa e escura, semelhante ao vermelho púrpura. Os aromas lembram frutas vermelhas e ameixas maduras. Com envelhecimento em carvalho, o vinho pode ganhar estrutura e os aromas se tornam muito mais complexos.

A Malbec é produzida em vários países no mundo, França, EUA, Chile, Brasil, Nova Zelândia, Austrália, Canáda, África do Sul, Itália, Espanha, e cada um apresenta suas características, mas é no terroir argentino que encontrou sua melhor expressão. Por este motivo, a Argentina continua investindo em tecnologia e pesquisas científicas para melhorar cada vez mais a sua produção.

Confira no link abaixo o vídeo com informações:

https://www.instagram.com/tv/B_GYzRwBWZS/?igshid=fluje3xw7aub
 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.