Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Instituto Eneagrama disponibiliza talk shows sobre emoções

2020-05-08 às 15:38

Neste momento de pandemia, o Instituto Eneagrama Brasil observou que quatro grandes emoções estão influenciando o comportamento das pessoas; são elas, medo, raiva, inveja e indolência. Esses sentimentos muitas vezes condicionam os resultados pessoais e por muitas vezes acabam limitando a visão de como encarar a vida em momentos de crise.

Para apoiar a transformação desta realidade, o IE preparou uma sequência de talk shows 100% onlines e gratuitos. Ao todo, serão 5 horas de conteúdo apresentados por 15 dos maiores especialistas sobre o assunto, entre trainers e diretores das franquias do IE de todo o Brasil. Nesta semana já foram apresentados os talk shows sobre medo e raiva; e você pode acompanhá-los através do link ao final da matéria.

Todos os talk shows contam com um intérprete de Libras (Língua brasileira de sinais).

Confira abaixo o artigo desenvolvido pelo IE sobre a raiva

Você usa a raiva a seu favor?

Franzir o cenho, tensionar a mandíbula e musculatura, quantas vezes você se pegou agindo assim em momentos de raiva? Talvez você tenha mais consciência de momentos em que você gritou, ameaçou ou até teve uma vontade tremenda de partir para a agressão. Isso tudo é raiva se manifestando de forma instintiva.

Uma das emoções primárias, a raiva nos dá a energia de que precisamos para nos defender, para superar as dificuldades e para lutar pelo julgamos certo ou errado. A expressão saudável dessa emoção vai trazer disciplina, esforço e determinação. Mas, caso ela seja expressa de uma forma instintiva e sem consciência ela se expressará de forma não saudável.

Se você está dirigindo, por exemplo, e alguém se atravessa na sua frente, chances há de você ficar irritado com o acidente que poderia ter acontecido – mas não aconteceu.

Quanto mais pensamos no assunto que nos irrita, mais justificativas encontramos para manter a nossa postura rígida e tensionada. E aí se torna cada vez mais difícil considerar outras possibilidades: talvez a pessoa que tenha cortado a sua frente no trânsito, mais cedo, estava no meio de uma emergência médica. Já pensou nisso?

Reavaliar as situações e saber quais gatilhos acessam essa emoção em você pode fazer toda a diferença entre uma expressão saudável e uma expressão não saudável da raiva.

Acompanhe os talk shows

Talk 01 – Medo: https://youtu.be/v5kxWvU4in4

Talk 02 – Raiva: https://youtu.be/ewSaCrKSfXU

Para saber mais sobre os sentimentos de inveja e indolência, inscreva-se em: https://transformadores.pagy.com.br/

Informações/Imagem: Instituto Eneagrama