Sábado, 21 de Setembro de 2024

Abril registra menor número de passageiros da história do transporte coletivo de PG

2020-05-11 às 18:40

O portal D’Ponta News teve acesso ao número de passageiros do transporte coletivo de Ponta Grossa nos últimos quatro meses. O comparativo mostra uma queda significativa de usuários do serviço por conta do isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. O movimento em Abril, por exemplo, caiu cerca de 60% em relação a fevereiro.

De acordo com os dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), os ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) transportaram, de Janeiro a Abril deste ano, 6.592.608 passageiros, dentre eles pagantes em dinheiro, vale-transporte, meia passagem e isentos de pagamento. Fevereiro registrou o maior índice do ano até o momento, contabilizando 2.096.303 passageiros. Em abril, com o comércio completamente fechado, 856.368 pessoas passaram pelo transporte coletivo. O pior número da história de Ponta Grossa.

O baixo movimento é decorrente da crise causada pela Covid-19. “Este é o pior número de toda história e isso leva a um colapso jamais visto no transporte coletivo da cidade”, afirma a empresa. “Vale ressaltar que deste número total, mais de 135 mil passageiros são isentos, ou seja, não pagam passagem. Outros 408 são estudantes e pagam 50% do valor. Este é um agravante nesta crise histórica”, finaliza.

A Viação Campos Gerais emitiu uma nota ao D’Ponta News informando os impactos que esta queda repentina causou no transporte público da cidade.

A situação é bastante crítica e já manifestamos os problemas financeiros do sistema ao município reiteradamente, haja vista tratar-se de um serviço essencial. Os riscos de colapso existem embora estejamos empregando todos os esforços para que, minimamente, as pessoas tenham condições de deslocar-se. Por hora, não existe uma data para paralisação.

Veja os números dos quatro meses de 2020.

Texto e foto: Igor Rosa