Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Após difamação, internauta é condenado a pagar R$8 mil para vereador de PG

2020-05-19 às 17:17

Cidadão difamou o vereador nas redes sociais. Justiça determinou indenização e retratação por parte do réu

Um cidadão ponta-grossense foi condenado a pagar uma indenização por danos morais ao vereador Rudolf Polaco (PSL). A decisão judicial, emitida em primeira instância, afirma que o cidadão usou as redes sociais para difamar o parlamentar – o réu condenado ainda pode recorrer da decisão. A sentença foi homologada pelo magistrado do Juizado Especial Cível no começo de maio.

O cidadão condenado divulgou no Facebook a informação falsa de que Rudolf teria cometido crime eleitoral – o mesmo cidadão também levou à denúncia ao Ministério Público. O réu seguiu difamando Rudolf e usou as redes sociais para divulgar informações falsas sobre a atuação do parlamentar em várias páginas e perfis – a denúncia apresentada pelo réu foi arquivada pelo MP.

Identificado legalmente, o cidadão acabou condenado a pagar a indenização de R$ 8 mil, além de ser obrigado a realizar uma retratação no perfil que mantém no Facebook – a decisão foi publicada no começo do mês. “Esse posicionamento da Justiça reafirma o meu posicionamento enquanto vereador e também a minha honestidade na vida pública”, destacou Rudolf.

O vereador lamenta o fato de que, algumas pessoas, usam os mecanismos online de forma equivocada. “Busco usar as ferramentas da internet para me tornar mais próximo da população e colher demandas que o público tem. Infelizmente, algumas pessoas usam a internet para mentir e difamar. Acredito que uma democracia deve ser construída com base na transparência e na verdade”, disse.

Polaco destacou ainda que acha válido o uso das redes sociais para cobrança dos parlamentares e diálogo com a classe política. “Neste caso não houve fiscalização por parte do cidadão, ao contrário. Ele usou o Facebook para mentir sobre a minha pessoa, atingindo também a minha equipe e meus familiares”, critica o parlamentar. “No meu mandato tenho usado as redes sociais para dialogar com a população”, disse.

Da assessoria.