Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Prefeitura de Guarapuava inaugura Farmácia Municipal

2020-05-19 às 11:49

Um novo espaço para ampliar e qualificar o serviço de saúde aos guarapuavanos. Nesta segunda-feira (18), a Secretaria de Saúde abriu as portas da nova Farmácia Municipal, instalada no Centro da cidade. O ambiente será a central de disponibilização do município, com entrega gratuita e direta aos guarapuavanos de mais de 250 tipos de medicamentos, mediante apresentação de receita médica, além da distribuição para 44 unidades de saúde, entre elas  as 33 UBS (Unidades Básicas de Saúde), CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), programa Melhor em Casa, SAE, UPA e SAMU.

“Estamos facilitando o acesso e qualificando nosso serviço de entrega de medicamentos à população. Quem buscar seu remédio na Farmácia Municipal, terá orientação médica e atendimento individualizado. Para aqueles que desejam continuar buscando seu medicamento em unidades de saúde, o serviço continua, com garantia maior de cobertura, já que ampliamos nosso estoque com essa estrutura”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo o secretário de Saúde, Celso Goes, a oferta de atendimento clínico será o diferencial desse ambiente. “Inovamos com nossos consultórios de atendimento para medição de pressão e temperatura, além de orientações de dosagens e manipulação dos medicamentos. Muito mais do que apenas receber medicamentos, os usuários terão orientações e atendimento especializado sobre posologia, interações medicamentosas e renovação das receitas, por exemplo”, acrescentou Celso.  Em tempos de pandemia, o atendimento ao público já inicia com as normativas de segurança em prática. “Com esse espaço, temos mais qualidade e conforto na oferta de serviço aos usuários. Pensando na segurança e proteção aos guarapuavanos, iniciamos os atendimentos com entrega de senhas e guichês separados”, enfatizou o secretário.

Para garantir o atendimento especializado, a Farmácia conta com uma equipe de 10 profissionais entre farmacêuticos, agentes de saúde e auxiliares. “Nossa Farmácia será um exemplo para outros municípios pela estrutura e diversidade de remédios, pois temos medicamentos controlados, de nutrição, psicotrópicos, para tratamento de diabetes e outros medicamentos de uso contínuo, como hipertensão e doenças respiratórias”, explicou a diretora técnica da Farmácia Municipal, Andressa Razera Pezoti.

O novo espaço inclui oito dependências com guichês, farmácia central, dois consultórios, ala de anticoncepcionais, medicamentos controlados, área de quarentena (depósito de medicamentos em processo de análise) e um amplo almoxarifado. “Com esse espaço, podemos  ampliar nosso estoque de medicamentos, minimizando  a falta de remédios e o mais importante, a uma quadra da estação da Fonte, melhorando o acesso para a população em geral e usuários do transporte coletivo. Aqui podemos atender até 300 pessoas ao dia, oferecendo mais qualidade na entrega de todos os medicamentos municipais”, destacou o secretário.

A Farmácia Municipal fica na rua Capitão Rocha, 1648, entre as ruas Padre Chagas e Guaíra, no Centro de Guarapuava e atende das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Informações e imagens: Prefeitura de Guarapuava