Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Com relevância no esporte nacional, Antenor Quintiliano Telles deve receber título de Cidadão Honorário de Castro

2020-05-20 às 13:25

O Plenário da Câmara Municipal de Castro aprovou, em segundas discussão e votação, e por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (18), o Projeto de Lei 15/2020, que concede título de Cidadão Honorário de Castro a Antenor Quintiliano Telles. A proposição, de autoria da vereadora Fatima Castro (MDB), presidente da Casa, segue, agora, para sanção (ou veto) do prefeito Moacyr Elias Fadel Junior (Patriota).

Conforme a justificativa da proposição, Antenor Quintiliano Telles nasceu em Ponta Grossa, em 1967. Formou-se em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Desde 1977, sempre esteve ligado à área esportiva, onde atuou na modalidade de Futsal em competições municipais, estaduais e nacionais, até 1994. (Mais informações sobre a biografia de Telles, leia na matéria abaixo).

Antenor Quintiliano Telles já passou por dois importantes times de futebol do Sul do País: Figueirense e Coritiba.

Em 1996, Telles especializou-se em Fisioterapia Ortopédica, Traumatologia e Desportiva. Na área de fisioterapia desportiva, iniciou sua atividade no Figueirense Futebol Clube, onde permaneceu por dois anos.

Em 2001, Telles teve uma breve passagem pelo Coritiba Futebol Clube, onde, nesse mesmo ano, recebeu convite para lecionar na Universidade do Contestado (Campus Concórdia, SC) como professor na área de Fisioterapia Ortopédica, Traumatologia e Desportiva. Foi o idealizador de uma parceria entre a universidade e a Fundação Municipal de Esportes, com o intuito de divulgar o trabalho da fisioterapia desportiva, aperfeiçoar a prática dos acadêmicos do curso e, ao mesmo tempo, contribuir para um melhor desenvolvimento das equipes esportivas da fundação e do município, nas mais diversas competições estaduais e nacionais. Como, por exemplo, nas competições Olímpiada Estudantil de Santa Catarina, Joguinhos e Jogos Abertos (SC), Taça Brasil de Futsal, Campeonato Brasileiro Juvenil de Handebol e, também, nos Jogos Universitários Brasileiros, onde atuou como fisioterapeuta oficial da delegação catarinense.

Quando esteve em Concórdia, Telles participou, como fisioterapeuta, da Seleção Olímpica Brasileira de Handebol Feminino, na preparação para as Olimpíadas de Atenas (em 2004). Também teve destaque o seu atendimento ao atleta Falcão, da Seleção Brasileira de Futsal, eleito o melhor jogador do mundo, na modalidade.

Antenor Telles ainda participou ativamente do processo de formação da Associação Atlética Universitária de Concórdia, entidade que vem contribuindo para o desenvolvimento do desporto universitário, em aliança com a comunidade. Dessa associação, foi criada, em 2005, a equipe de handebol feminino dirigida pelo técnico da Seleção Brasileira Alexandre Schneider, que não vem somente representando a universidade, como também o município, e vem conquistando inúmeros títulos.

Telles tornou-se uma referência internacional no esporte. Foi convidado para ser o vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão (CSFS), fundada em 1964 – a mais antiga e tradicional entidade do mundo. Em 2020, Antenor Telles foi eleito presidente da Federação de Futsal AMF do Brasil – (CFSB), para um mandato de três anos. Neste primeiro ano, Telles conduzirá o Brasil para dois mundiais: Paraguai C-15 e Uruguai ou Colômbia C-17.

Informações: Assessoria de imprensa.