Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

“Os míopes são mais detalhistas”, diz empresário de PG que relaciona condições oculares a comportamento

2020-05-21 às 10:38

Entusiasta do estudo psicológico das relações humanas, o empresário Heraldo Luz, proprietário da ótica Especialista, de Ponta Grossa, costuma desenvolver, de forma diletante, teses envolvendo comportamento e vendas.

Uma delas tem relação com o comportamento do paciente de acordo com a condição ocular que ele tem. Segundo Heraldo, portadores de miopia, de astigmatismo e de hipermetropia tendem a ter um jeito próprio no ambiente de trabalho.

A seguir, veja como o empresário descreve esses tipos e descubra se combina com você.

Miopia (dificuldade para enxergar objetos mais distantes)

“Como o ponto focal do míope é muito próximo, ele tende a ver as coisas maiores do que são de modo psicológico. Por isso, se tornam pessoas muito detalhistas. O míope tende a ser excelente trabalhador, desde que não seja em grande escala. Ele não consegue fazer muitas coisas, mas o que faz é modo mais qualificado, porque se preocupa demais com os detalhes. Ele também acaba exigindo perfeccionismo dos outros. Os míopes são mais detalhistas.”

Hipermetropia (dificuldade para enxergar objetos mais próximos)

“O hipermetro é o oposto: ele tende a ser mais descontraído, não vê tantos erros nas pessoas, é mais alegre. Porém, ele tem uma assepsia mais delicada, até porque não enxerga a sujeira. São excelentes trabalhadores, trabalham bastante. Talvez o seu serviço não fique tão bom quanto o do míope, mas são mais eficientes numa relação global.”

Astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto e de longe)

“O astigmata está, basicamente, vinculado ao intermediário de um e de outro. Então, ele tem as peculiaridades típicas dessa condição. Pode não ser um exemplo de funcionário como o míope, mas pode não ser tão relaxado quanto o hipermetro.”

Estatísticas

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa de 2018, cerca de 35 milhões de pessoas no Brasil (ou seja, 19% da população) têm algum tipo de deficiência visual.

Matheus Fanchin com informações de Lenscope e IBGE | Foto: Reprodução