Sexta-feira, 29 de Março de 2024

“Esse número salvou vidas”, diz Rangel sobre central de atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19

2020-05-27 às 11:29

A pesquisa ‘COVID-19 no Brasil: várias epidemias num só país’, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estima que, em Ponta Grossa, 6 mil pessoas já tiveram a doença.

Apesar de manter taxas de infecção semelhantes aos demais 133 municípios participantes do estudo, Ponta Grossa é a única cidade que não registrou nenhum óbito em decorrência da Covid-19 e manteve uma taxa de mortalidade de 0%.

Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Marcelo Rangel atribuiu os bons resultados à central telefônica para tirar dúvidas e passar orientações sobre a doença. “Esse número salvou dezenas de vidas, pode ter certeza”, afirma.  

O prefeito explica que o atendimento telefônico permitiu o rápido atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. “Quando as pessoas começaram a ter sintomas, de repente uma febre leve, ligaram para o telefone e os médicos que atendem começaram a trabalhar com os pacientes dentro de casa”, comenta.

Além disso, a central também impediu que mais pessoas se contaminassem com o novo coronavírus. “Como as pessoas não foram para o hospital, quem não estava com o coronavírus não correu o risco de se infectar”, destaca.

Para Rangel, o fato de Ponta Grossa não ter registrado nenhum óbito causado pela Covid-19 reforça o sucesso das medidas de contenção da doença na cidade. “Até o momento de hoje e, se Deus quiser, vamos manter isso até o final da pandemia, nós estamos controlando os índices de infecção na cidade. Os números não mentem”, comemora.

O prefeito aproveitou para parabenizar a equipe de epidemiologia e todos os profissionais de saúde do município. “Parabéns a nossa equipe da Fundação Municipal de Saúde, estão entrando para a história”, enfatiza.

Central telefônica

A central telefônica funciona 24 horas por dia com uma equipe à disposição para orientar a população através do telefone 3220-1019. A média de atendimento é de 100 ligações por dia.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’ comandado por Rangel na Rádio Mundi FM.

Imagem: Prefeitura de Ponta Grossa