Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Hospital Bom Jesus disponibiliza 10 leitos de UTI para tratamento da Covid-19; Estado ainda não formalizou a contratação

2020-05-27 às 16:13

No último sábado (23), o prefeito Marcelo Rangel usou suas redes sociais para informar que Ponta Grossa estaria em ‘sinal de alerta’. O motivo foi o fato do Hospital Universitário (HU), referência no tratamento da Covid-19 na região, estar com 80% dos leitos de UTI exclusivo para pacientes com coronavírus ocupados. “Sete pacientes que vieram do interior foram recebidos com sintomas graves e já encaminhados para UTIs do Hospital Regional. Com isso, o Hospital Bom Jesus entra em nível de atenção para possível atendimento para UTIs de COVID-19”, escreveu no dia.

Pedro Compasso, médico pneumologista e representante do comitê Covid-19 do Hospital Bom Jesus, conta que a instituição se ofereceu à Regional de Saúde para ser hospital de referência no tratamento da doença, juntamente com o HU. “Ao fazer isso, o hospital se adequou à necessidades para este ato. Hoje, o Bom Jesus tem duas UTIs com 10 leitos cada. O hospital ofereceu uma UTI inteira para o Estado, uma UTI pronta, que já está funcionando”, explica.

O médico ainda afirma que também foram oferecidos 35 leitos de enfermaria. “É uma ala isolada do resto do hospital. O pessoal não precisa passar por lá para ir para outro lugar”, comenta. Ele também explica que assim como os leitos de UTI, os leitos de enfermaria são extremamente importantes no combate à doença. “A maioria dos pacientes não vai pra UTI, e todo paciente que vai para a UTI ele precisa ir para um quarto depois. Então, para cada leito de UTI tem que ter pelo menos dois de enfermaria”, complementa.

De acordo com o médico, esses leitos ainda não estão sendo utilizados pela Regional de Saúde porque o Estado ainda não formalizou a contratualização. “Eles precisam contratar os leitos. A Regional de Saúde paga para a instituição e esses leitos ficam reservados para pacientes com Covid-19. O hospital não pode utilizar esses leitos para outras doenças. Os leitos passam a pertencer ao Estado”, explica. No entanto, o médico afirma que, uma vez contratados, os leitos estarão à disposição do Estado rapidamente. “Essas vagas de UTI são utilizadas todos os dias. Mas caso seja fechado esse acordo com o hospital, eles são remanejados para outras áreas e as vagas ficam prontas no dia seguinte”, complementa

De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (27) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), cinco dos dez leitos de UTI da ala Covid-19 do Hospital Universitário estão ocupados, sendo um caso confirmado com paciente de outo município e quatro casos descartados. Com relação aos leitos de enfermaria, somente 16% deles estão ocupados.