Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Prefeitura e VCG não entram em acordo e decisão sobre subsídio ao transporte público será feita pela justiça

2020-05-27 às 18:21

Na tarde desta quarta-feira (27), a Prefeitura de Ponta Grossa e a Viação Campos Gerais, empresa que opera o transporte coletivo na cidade, participaram de uma audiência de conciliação. A proposta era que Executivo e empresa entrassem em um acordo com relação ao subsídio ao transporte público. Informações obtidas em primeira mão pelo portal D’Ponta News, dão conta de que não houve acordo entre as partes. A decisão agora segue para na justiça.

Em meados de maio, a VCG entrou na Justiça com um pedido de subsídio público para manter o sistema operando no município. A empresa alega que a tarifa de R$4,30, afixada por Decreto, é inferior ao valor final do cálculo, e que a pandemia e o isolamento social impactaram drasticamente no número de passageiros. De acordo com a VCG, o valor arrecadado atualmente seria insuficiente para manter o sistema operando e por isso seria necessário um subsídio de R$ 2,5 mihões mensais.

Alguns dias depois o prefeito Marcelo Rangel, em entrevista exclusiva ao portal D’Ponta News, foi enfático ao afirmar que a Prefeitura não vai repassar verbas públicas para a empresa. “Nós temos uma opinião e somos contrários a qualquer tipo de subsídio. Não achamos justo de usar dinheiro público para assumir gastos e até mesmo despesas que aconteceram durante a pandemia”, afirmou na época.

Ainda não há uma data para o julgamento da ação.