Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Vereador Magno Zanellato propõe plano para retomada das aulas e normatização do comércio em PG

2020-05-27 às 21:41

O médico e vereador Dr. Magno Zanellato (PDT) foi o entrevistado desta noite no programa ‘JB Urgente’, no portal D’Ponta News. Durante a conversa, ele defendeu o que ele chamou de ‘Plano para retomada das aulas e normatização do comércio em Ponta Grossa’.

O aumento do número de casos de coronavírus é visto como natural por Dr. Magno, por isso ele defende a elaboração de estratégias para a volta à normalidade. “A realidade em relação à Covid-19 é que nós só teremos uma situação confortável quando nós tivermos a imunidade de rebanho, onde 70% da população foi infectada e criou anticorpos”, explica. Numa população de 350 mil habitantes, como é o caso de Ponta Grossa, isso seria o equivalente a pelo menos 200 mil pessoas contaminadas.

Para o vereador, os índices mais importantes são o número de pacientes internados em estado grave, ou seja, a ocupação dos leites de UTI e a taxa de mortalidade. “Em nenhum momento no Paraná inteiro, nós tivemos um índice alto de mortalidade. O dia em que morreram mais pessoas foi oito, mas em é dia são três ou quatro pacientes por dia”, comenta. “Ou seja, é uma situação estável. Eu não estou aqui aplaudindo que estão morrendo pessoas, ninguém quer isso, eu estou dizendo que está numa situação linear”, explica. De acordo com Dr. Magno, a ocupação dos leitos de UTI não passa de 30% ou 33%.

Por Ponta Grossa estar numa situação considerada estável, Dr. Magno defende a ampliação da abertura do comércio e a retomada das escolas. “Quando a gente fala em abrir, não quer dizer abrir de imediato e de qualquer jeito”, alerta. “Nós temos que começar a debater quando que vai ser aberto, qual o critério para ser aberto de uma maneira segura”, esclarece.

A proposta de Dr. Magno é que o comércio possa, numa primeira fase, abrir as portas durante três dias na semana e não apenas os dois atuais. Além disso, o horário, que agora é reduzido, voltaria a ser o habitual. Se em duas semanas os números permanecerem estáveis a gente vai para uma próxima fase”, explica.

Com relação às escolas, o vereador propõe a volta às aulas primeiramente para os alunos do Ensino Médio, posteriormente para o Ensino Fundamental e só depois para a Educação Infantil. 

Confira a entrevista completa no link abaixo:

Ao vivo: JB Urgente entrevista Magno Zanellato

Ao vivo: JB Urgente -Resumo do Dia, com João Barbiero.Entrevista com Magno Zanellato, médico e vereador em Ponta Grossa

Posted by D'Ponta News on Wednesday, May 27, 2020