Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Testes para o coronavírus poderão ser solicitados pelas UBS em Ponta Grossa

2020-06-02 às 12:01

A chegada do inverno aumenta a preocupação com a pandemia do novo coronavírus. Para evita que os sintomas da Covid-19 sejam confundidos com o de outras doenças típicas desta época do ano, a Fundação Municipal de Saúde está liberando que os testes sejam solicitados também pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A Fundação Municipal de Saúde se programou desde março para este período. O inverno traz maior problemas respiratórios, aumento de situações de gripe e dor de garanta que podem trazer confusão com os sintomas de coronavírus”, explica o médico Rodrigo Manjabosco, secretário-adjunto da FMS. 

De acordo com Manjabosco, os profissionais estão orientados a ficar mais atentos para os sintomas de gripe que podem ser confundidos com a Covid-19. Além disso, para que os pacientes recebam o diagnóstico e o tratamento corretos, o secretário-adjunto, conta que as UBS poderão solicitar o teste para o coronavírus. 

“Nós estamos municiando as unidades básicas para que, quando há uma suspeita mais forte, peçam o teste PCR. Até então o teste era solicitado pela [Unidade de Pronto Atendimento] UPA apenas para pacientes com sintomas considerados de moderados a graves. Devido à dificuldade de diagnóstico, estamos liberando também para as UBS”, comenta.

Importância da vacina

Manjabosco destaca que uma das principais estratégias para o combate ao coronavírus durante o inverno foi intensificar a campanha de vacinação contra a influenza para diminuir a incidência de processos gripais. “Parte da população ainda não aderiu a campanha. É importante que o público ainda não completou o período de vacinação, como crianças e gestantes, busquem as UBS para receber a imunização”, pede.