Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Ponta Grossa tem novo caso clínico de Covid-19; ocupação dos leitos de UTI chega a 90%

2020-06-03 às 10:36

Ponta Grossa possui apenas um paciente diagnosticado com o novo coronavírus internado em leito clínico no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). A informação foi dada pelo prefeito Marcelo Rangel, na manhã desta quarta-feira (3), durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’ apresentado por ele na Rádio Mundi FM.

O paciente que está recebendo atendimento médico no HU foi confirmado no último boletim da Fundação Municipal de Saúde, divulgado na terça-feira (2). Trata-se de um paciente de 68 anos do sexo masculino. O rastreamento de contatos ainda está sendo realizado e ele segue sendo acompanhado pela equipe de Epidemiologia do município.

De acordo com o HU, outros quatro pacientes de municípios da região estão internados em leitos clínicos e nove estão na UTI no setor destinado para o tratamento do novo coronavírus. “Muitos ainda não estão positivados para a doença. Eles estão sendo atendidos porque chegaram com sintomas graves e vão direto para a ala de Covid-19”, explica Rangel. Deste total, cinco pacientes receberam a confirmação de Covid-19, cinco receberam resultado negativo e quatro ainda estão aguardando o resultado dos exames que deve sair nos próximos dias.

Ocupação dos leitos de UTI em Ponta Grossa

O prefeito lembrou que, no momento, Ponta Grossa possui 10 leitos de UTI no HU-UEPG especialmente preparados para o atendimento da Covid-19 e mais 10 leitos estão sendo preparados para receber os pacientes. “Os equipamentos já chegaram e estão sendo instalados. Estamos nos preparando para ter mais 10 leitos de UTI no Regional”, frisa.

Rangel reforçou que o município conta ainda com o Hospital Bom Jesus na retaguarda. “Ele já está preparado e precisa ser contratualizado quando chegar no limite da capacidade de atendimento. Se você contratualiza antes pode dar problema depois, porque não tinha nenhum paciente e você já estava pagando”, explica.

Além disso, Ponta Grossa possui leitos de UTI disponíveis no Hospital Unimed, na Santa Casa de Misericórdia e no Pronto Socorro Municipal. “Se não for o suficiente, nós ainda temos o hospital estadual que fica na região de Campo Largo, que é um dos maiores do país”, conta.