Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Eleições municipais devem acontecer em novembro, prevê presidente do TSE

2020-06-09 às 10:44

Na última segunda-feira (8), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, e o vice-presidente da Corte, Luiz Edson Fachin, estiveram os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir a realização das eleições municipais.

De acordo com Barroso existe um consenso entre médicos, epidemiologistas e infectologistas da necessidade de adiar a votação devido à pandemia do coronavírus. A previsão é que o primeiro turno das eleições municipais ocorra entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro. 

“Todos os especialistas têm posição de consenso de que vale a pena adiar por algumas semanas, mas não deixar para ano que vem (2021), porque não muda muito do ponto de vista sanitário. Eles acham que, em agosto, setembro, a curva pode ser descendente. Endossaríamos, portanto, a ideia de adiar por algumas semanas”, afirma Barroso.

A data da votação no primeiro domingo de outubro é prevista na Constituição Nacional e alteração depende da aprovação de uma emenda constitucional pelo Congresso Nacional. 

O presidente do TSE também destacou a possibilidade de ampliar o horário da votação para 12 horas e prever votação em horários diferentes conforme a faixa etária. 

Informações e imagens: TSE