Sexta-feira, 29 de Março de 2024

‘Lockdown’ pode ser decretado no Paraná se casos do novo coronavírus saírem do controle, estima Rangel

2020-06-16 às 09:07

Governo do Paraná estuda medidas mais duras para conter a pandemia da Covid-19 e não descarta a possibilidade de decretar ‘lockdown’ no estado. A informação foi dada pelo prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, na manhã desta terça-feira (16).

De acordo com Rangel, os secretários de estado estarão reunidos ainda hoje (16) para pensar em ações governamentais que possam frear o avanço do novo coronavírus. “O Paraná tem a pior semana na pandemia e ainda hoje poderemos ter novas restrições vindas do Governo do Estado que podem chegar até mesmo a restrições severas. As Prefeituras tinham total autonomia até esse momento, mas os números cresceram muito proporcionalmente em todos os municípios e o Governo do Estado pode intervir”, enfatiza. 

O prefeito lembra que o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, não descarta a possibilidade um ‘lockdown em todo o Paraná. “Certamente existe esse risco [de lockdown]. Se tiver um nível de contágio muito grande, que beira a falta de controle, as ações vão acontecer pelo Governo do Estado e aí Ponta Grossa acompanha como todas as outras cidades”, garante.

Para Rangel, é possível evitar a propagação do vírus sem a necessidade de medidas tão restritivas. “São medidas rígidas, ninguém quer isso. Eu acredito que Ponta Grossa pode passar sem esse fechamento”, afirma. Ele enfatiza que, no momento, o município está no alerta amarelo, ou seja, quando o risco de contágio aumenta e o ‘lockdown só deve acontece no nível vermelho.  

A intenção, segundo o prefeito, é que Ponta Grossa volte o mais rapidamente possível para o nível azul, onde o risco de contágio é menor e as medidas de prevenção são menos rígidas. “Ontem nós tivemos três casos [do novo coronavírus], se isso se manter por quatro ou cinco dias seguidos, significa que estamos voltando para o nível azul”, destaca.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.