Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Guarapuava cria aplicativo para denúncias e amplia fiscalização de aglomerações no município

2020-06-17 às 11:26

No enfrentamento à Covid-19, o engajamento e consciência coletiva também podem fortalecer a eficiência das medidas locais. Isso porque, além de cumprir as recomendações municipais,  a população também pode atuar como agente fiscalizador, denunciando pacientes que estiverem descumprindo isolamento domiciliar ou locais que tenham aglomerações. Por isso, diversas ferramentas de fiscalização estão disponíveis na cidade.

“As pessoas podem nos ajudar praticando o distanciamento social e informando os órgãos de fiscalização sobre quem desrespeita as medidas da cidade. Cada pessoa pode ser um multiplicador do trabalho de fiscalização, criando uma rede colaborativa de enfrentamento ao novo coronavírus”, ressaltou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

As denúncias sobre desrespeito ao isolamento podem ser feitas à vigilância sanitária pelos telefones 3624-4539 e 9 9937-4666, de segunda a sexta, em horário comercial. “Quem descumprir  as medidas será notificado pela vigilância sanitária. As equipes irão até o domicílio verificar e, caso estejam realmente em descumprimento, acionaremos a Polícia Militar”, acrescentou o secretário.

Parceira nesta ação, a Polícia Militar também recebe e verifica denúncias sobre aglomerações, agilizando o atendimento dessas ocorrências. Para isso, basta baixar o aplicativo 190 PR, disponível para Android e IOS.

Vale destacar que denúncias sobre o descumprimento de medidas em estabelecimentos comerciais devem ser feitas via ouvidoria pelo telefone 156. Outros meios, como o serviço de 0800 sobre a Covid-19 devem ser utilizados apenas para atender dúvidas e sintomas da doença, com a equipe da Secretaria de Saúde.