Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Coluna MKT Criativo: Você piscou, e agora é possível fazer pagamentos pelo Facebook

2020-06-23 às 13:58

O Facebook lançou nesta semana o Facebook Pay, uma plataforma de pagamentos que irá facilitar, e muito, as vendas através do Facebook e WhatsApp, e futuramente também no Messenger e Instagram – afinal, todos esses aplicativos são da mesma empresa.

O lançamento foi anunciado para alguns países e o Brasil é um deles. Além de fazer compras, a plataforma também permitirá o envio de dinheiro entre os usuários, como um banco mesmo, mas com a vantagem de não cobrar tarifas (pelo menos por enquanto).

Para adicionar a forma de pagamento à plataforma são 2 opções. Por conta no PayPal, cartão de débito do Banco do Brasil, Sicredi ou Nubank, além de cartão de créditos – bem parecido com as formas de pagamento aceitas pelo Facebook Business, a plataforma de anúncios da rede.

Neste primeiro momento, o uso será apenas para envio de dinheiro entre contatos, no WhatsApp, e compra de jogos, no Facebook. Mas, a empresa já sinaliza que, assim que o período de testes finalizar, os usos deverão sem ampliados para compras de fato.

A atualização vem em excelente hora, pensando que muitas empresas estão focando sua comunicação e vendas através das redes sociais por conta da quarentena. Apesar desta função ainda não estar liberada, é questão de tempo.

Isso ajudará muito quem ainda não sabia como criar um e-commerce ou ainda não tem um site, por exemplo. Afinal, agora você tem a plataforma de divulgação e de compras no mesmo lugar.

Mais uma vez o Facebook mostra que está sempre se atualizando e buscando inserir novas ferramentas dentro dos seus aplicativos. É realmente um exemplo de inovação constante. Não é a toa que é uma empresa que cresce diariamente, e que está sempre buscando aperfeiçoamentos dos seus aplicativos.

Por mais que, para muitos, as redes sociais sejam apenas uma plataforma de interação social, o Facebook enxerga e faz disso um negócio extremamente lucrativo. Essa nova criação com certeza será muito utilizada, principalmente quando liberar o pagamento de produtos.

Mas por que será que o teste está sendo no Brasil? Algumas hipóteses: primeiro porque somos o país latino com maior consumo por cartão de créditos, então, temos um público que gosta disso e já é familiarizado. Segundo, porque no Brasil já tivemos casos de clonagem de conta do WhatsApp, por isso talvez testar a segurança aqui possa ser a prova real da validade da ferramenta.

Para entender mais sobre a ferramenta, basta acessar o link: https://pay.facebook.com/br/

foto: Lorena Pedroso