Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Serviço de limpeza e desinfecção de espaços públicos completa três meses em Guarapuava

2020-06-24 às 15:25

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Guarapuava adota medidas práticas de enfrentamento à Covid-19 buscando desacelerar a proliferação do novo coronavírus no município. Entre as ações, está o serviço de limpeza e desinfecção de espaços públicos da cidade que, nesta semana, completa três meses de execução.

“A higienização de espaços públicos com maior fluxo de pessoas foi uma das medidas rápidas e eficientes que tomamos, compreendendo desde o início, que era uma ação importante para trazer mais segurança à população. Fomos uma das primeiras cidades de médio porte a executar esse serviço no Paraná e, no decorrer da pandemia, aperfeiçoamos nossa atividade, intensificando e estendendo essa cobertura aos centros de bairros”, declarou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Higienização de espaços públicos ocorre diariamente com aplicação de hipoclorito de sódio (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

De segunda a sexta-feira, equipes da Surg se dividem em grupos e percorrem, entre às 19h e às 21h, hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Cisgap, bancos e lotéricas da região central, espaços de serviços da Surg, além de ruas de bairros como Bonsucesso e Cristo Rei, com grande concentração de agências bancárias, farmácias e lotéricas. Já nos fins de semana, entre 5h e 10h, terminais urbanos, rodoviária, Prefeitura, Câmara de Vereadores, a rua XV de Novembro, Saldanha Marinho e ruas centros de bairros recebem o serviço de higienização.

Conforme o presidente da Surg, Halmuth Brandtner, nestes três meses, aproximadamente, 4 mil litros de hipoclorito de sódio foram utilizados. “Esse é o produto recomendado pela Anvisa para o serviço e estamos aplicando em locais definidos em parceria com a Secretaria de Saúde. É um trabalho intenso, feito com ampla dedicação e empenho por nossa equipe”, enfatizou Halmuth.

Durante o processo de higienização, os profissionais seguem todos os protocolos de segurança e prevenção recomendados pelo Ministério da Saúde e usam EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que garantem sua proteção.

HIGIENIZAÇÃO NOS ÔNIBUS DO TRANSPORTE COLETIVO

Ônibus do transporte coletivo são higienizados periodicamente (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os veículos do transporte coletivo urbano de Guarapuava também passam por serviços de higienização diariamente. De acordo com a Pérola do Oeste, empresa responsável pelo transporte em Guarapuava, há um rodízio de serviço de limpeza que ocorre conforme os ônibus chegam e saem do terminal. É uma limpeza constante, feita com álcool 70% e hipoclorito de sódio, diversas vezes ao dia. Além disso, todas as noites, os 38 ônibus que circulam neste momento na cidade, passam por uma limpeza completa, interna e externamente, incluindo higienização de assentos, varões e chão.

da Secom Guarapuava