Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Aeroporto Sant’Ana alerta para os riscos de soltar pipa em áreas próximas ao aeródromo

2020-06-26 às 15:59

Aeroporto Municipal de Ponta Grossa – Comandante Antônio Amilton Beraldo publicou hoje nas redes sociais um alerta sobre a utilização de pipas próximas às área.

“Temos percebido o aumento de pessoas soltando pipas no entorno do Aeroporto Sant’Ana nas últimas semanas e por isso trazemos um ALERTA e também um pedido para que essa prática não ocorra por aqui”, afirmava a nota.

A publicação também alertou para os riscos que podem ser ocasionados pelas pipas, além das infrações, que podem chegar a dez anos de reclusão.

RISCOS:
– A Pipa pode ser sugada pelo motor de uma aeronave, danificando o equipamento e podendo ocasionar um acidente aeronáutico. Já o cerol utilizado pode cortar a fuselagem ou equipamentos da aeronave, colocando em risco o voo e a vida dos ocupantes do avião.
– Há também a preocupação de que, no caso de uma pipa cair dentro do sítio aeroportuário, a pessoa pule a cerca para tentar buscá-la, podendo sofrer um acidente.

INFRAÇÕES:
– Destruir a cerca e causar dano ao patrimônio da União, com pena prevista de um a seis meses de detenção;
– Violar a Lei de Segurança Nacional, ao praticar um ato que pode paralisar a atividade aérea, crime cuja pena é de três a dez anos de reclusão.