Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

História, drama e faroeste: conheça cinco filmes gravados nos Campos Gerais

2020-06-28 às 10:17

Não é de hoje que a beleza peculiar das formações rochosas de Vila Velha atrai o olhar dos cineastas. Outras regiões dos Campos Gerais também contam com paisagens e lugares históricos que já serviram de cenário para filmes. Confira a seguir cinco longas que foram gravados na região e se emocione ao ver sua cidade ou região retratada nas telas.

Cafundó (2005)

João de Camargo cresceu nas senzalas, tornou-se trabalhador rural e sucumbiu ao alcoolismo. Desesperado, encontrou a salvação na fé. O ex-escravo acredita ver Deus e ser capaz de curar pessoas. É na mistura entre as raízes africanas e o cristianismo que surge a lenda do Preto Velho. A história ganhou as telonas no filme Cafundó (2005). Os diretores Paulo Betti e Clóvis Bueno escolheram cenários naturais de Ponta Grossa e construções históricas da Lapa, Paranaguá e Antonina como cenário. No elenco estão Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Luís Mello e Francisco Cuoco.

O Diabo de Vila Velha (1966)

O cineasta José Mojica Marins é famoso pelos filmes de terror e pelo icônico personagem Zé do Caixão. O que nem todos sabem é que ele também fez alguns filmes de faroeste, dois deles gravados em Ponta Grossa. O Diabo de Vila Velha (1966) traz a história de um poderoso coronel que manipula políticos e pistoleiros da região. Mojica parece ter se encantado com as formações rochosas, pois retornou ao mesmo cenário para gravar D’Gajão Mata Para Vingar (1971).

O Preço da Paz (2003)

O Barão do Serro Azul foi um dos mais importantes empresários e políticos paranaenses, mas a sua história foi proibida por décadas. No final do século XIX, durante a Revolução Federalista, ele negociou com os rebeldes e foi considerado traidor. A angústia de seus últimos dias é o tema do filme O Preço da Paz (2003). Os atores Lima Duarte, Herson Capri e Giulia Gam gravaram em Castro, Lapa, Ponta Grossa e Paranaguá. A direção é assinada por Paulo Morelli, com roteiro de Walter Negrão.

Corpos Celestes (2011)

A imensidão do espaço e a complexidade das relações humanas são retratadas em Corpos Celestes (2011). O longa acompanha Francisco desde a descoberta de sua paixão pelos astros na infância até a formação como astrônomo. Para salvar seu relacionamento, ele volta para sua cidade natal e revive os traumas do passado. Dirigido por Marcos Jorge e Fernando Severo, o filme tem Dalton Vigh, Rodrigo Cornelsen, Carolina Holanda e Antar Rohit no elenco. A produção é 100% paranaense e as filmagens foram feitas em Castro, Piraquara, Araucária e Curitiba.

Nada é por Acaso (2020)

Após largar o antigo emprego, em que não se sentia valorizada, Mariana recebe a proposta de ser mãe de aluguel e gerar o futuro herdeiro de uma renomada empresa. O filme é baseado livro homônimo de Zibia Gasparetto e teve cenas gravadas em Tibagi e Curitiba. Nos papéis principais estão os atores Rafael Cardoso e Giovanna Lancellotti, com direção de Márcio Trigo.

Por Michelle de Geus | Foto: Reprodução / IMDb